“INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO SOBRE O PROGRESSO”. *17h54min.

794 – O espiritismo tornar-se-á uma crença popular ou ficará circunscrito a algumas pessoas? Pergunta Allan Kardec.

Certamente, ele se tornará uma crença popular, e marcará uma nova era na história da humanidade, porque está na Natureza e é chegado o tempo em que se deve tomar lugar entre os conhecimentos humanos. Entretanto, terá grandes lutas a sustentar, mais ainda contra o interesse que contra a convicção, porque não é preciso dissimular que há gente interessada em combate-lo, uns por amor próprio, outros por causa inteiramente materiais. Mas os contraditores, achando-se mais e mais isolados, serão forçados a pensar como todo o mundo, sob pena de se tornarem ridículos.

A Entidade presente deu a reposta acima a pergunta de Allan Kardec* e o mesmo faz este atendo:

As ideias não se transformam senão com o tempo, e jamais subitamente. Elas as enfraquecem de geração para geração, e acabam por desaparecer pouco a pouco, com aqueles que se professaram, e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como ocorre com as ideias políticas. Vede o paganismo; não há, hoje, certamente, pessoas que professem, as ideias religiosas dos tempos pagãos. Entretanto, vários séculos depois do advento do Cristianismo, elas deixaram traços que só a completa renovação das raças pôde apagar. Ocorrerá o mesmo com o Espiritismo; ele fez muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fermento de incredulidade que só o tempo dissipará. Todavia, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo, pois é o próprio Cristianismo que lhe abre os caminhos e sobre o qual ele apoia. O Cristianismo tinha o que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.

799 – De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?

Destruindo o materialismo, que é uma chaga da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, homem compreenderá melhor que ele pode assegurar seu futuro pelo presente. Destruindo os preconceitos de seitas, de castas e de cor, ele ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-los uns com os outros. 18h00min. Continua.

*Transcrito do O Livro dos Espíritos. Publicado e Paris em 18 de abril de 1857

Allan Kardec, era o pseudônimo de Hippolyte León Denizard Rivail nascen em 03 de outubro de 1804, faleceu em 31 de março de 1869, com 64 anos, eminente educador francês, que tinha vários livros publicados, com a quase totalidade em uso nos bancos escolares da França...

Curitiba, 12 de setembro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmoriemrman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman01@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/09/2021
Código do texto: T7340898
Classificação de conteúdo: seguro