“PROGRESSO DA LEGISLAÇÃO HUMANA” ... * 10h02min.
794 – A sociedade poderia ser regida somente pelas leis naturais, sem o concurso das leis humanas?
- Ela o poderia se os homens as compreendessem bem, e seriam suficientes se houvesse vontade de as praticar. Mas a sociedade tem suas exigências, e precisa de leis
particulares.
705 – Qual é a causa da instabilidade das leis humanas?
- Nos tempos da barbárie, são os mais fortes que fazem as leis, e as fazem para eles. Foi preciso modifica-la à medida que os homens compreenderam melhor a justiça. As leis humanas são mais estáveis, à medida a medida que se aproximam da verdadeira justiça, quer dizer, à medida que elas são feitas para todos e se identificam com a lei natural.
* A civilização criou para o homem, novas necessidade, e essas necessidades estão relacionadas com a posição social em que se colocou. Há que as regras os direitos e os deveres dessa posição pelas leis humanas. Mas, sob a influência de suas paixões, frequentemente, eles criam direitos e deveres imagináveis que condenam a lei natural e que os povos apagam de seus códigos, à medida que progridem. A lei natural é imutável e é a mesma para todos; a lei humana é variável e progressiva. Só ela pôde consagrar, na infância das sociedades; o direito é do mais forte. * Adendo de Allan Kardec.
796 – A severidade das leis penais não é uma necessidade, no estado atual da sociedade?
Uma sociedade depravada tem, certamente, necessidade de leis mais severas. Infelizmente, essas leis se interessam mais em punir o mal, quando já feito, do que secar a fonte do mal. Não há senão a educação para reformar os homens. Então, eles não terão mais necessidades de leis tão rigorosas.
797 – Como o homem poderia ser levado a reformar suas leis?
- Isso vem naturalmente pela força das coisas e a influência das pessoas de bem que conduzem no caminho do progresso. Ele ´reformou muitas e reformará outras. Espera!
Adendo nosso. * O Livro dos Espíritos, foi publicado em Paris, em 18 de abril de 1857, portanto a 164 anos, muito embora muitos anos se passaram, o seu conteúdo doutrinário não perdeu a validade, pois são Dimensões da Verdade, e ela permanecem sempre atuais. Este livro tem 1018 perguntas e alguns adendos feito por Allan Kardec, - Codificador da Doutrina Espírita - e as respostas, foram dadas por entidades espirituais de alto nível, através de duas médiuns, - sensitivas – adolescentes, que colaboram na quase totalidade deste livro. Após, isto as duas jovens, seguiram suas vidas, se casaram e formaram suas famílias... 11h00min.
Curitiba, 11 de setembro de 2021 -