Sobre especismo e outras opressões

Os animais são o grupo mais oprimido de todos, porque nenhum outro grupo tem sido literalmente exterminado pelos seres humanos, por tanto tempo e em um nível tão naturalizado de opressão.

Por isso que, todo aquele que se diz defensor da justiça social, deveria considerar seriamente a pauta anti-especista. No entanto, ainda existe muita resistência, se a maioria dos autodeclarados progressistas não parece estar aberta a repensar seus hábitos, por exemplo, parando de consumir ou reduzindo o consumo de alimentos de origem animal, ou pelo menos de defender um tratamento mais digno aos animais que são abatidos para consumo e também contra qualquer outro tipo de crueldade contra espécies não-humanas.

Provavelmente empatados em segundo e em terceiro lugar estão LGBTs e portadores de deficiência ou de condições médicas e mulheres, entre os grupos mais oprimidos. No caso dos LGBTs, é possível perceber o nível de discriminação que sofrem pelo fato de existirem muitos pais que rejeitam seus próprios filhos, chegando a expulsá-los de casa, quando descobrem que têm uma sexualidade diferente. Como comparação, é muito improvável que pais negros rejeitem os seus filhos por serem da mesma raça. Em muitas culturas, LGBTs têm sido proibidos de expressar suas sexualidades e, então, forçados a se reprimir por causa da ignorância alheia. Isso quando não são severamente punidos apenas por serem LGBTs. Algo parecido com portadores de deficiência ou de condições médicas, especialmente as psiquiátricas, cujo estigma é tão alto quanto.

A opressão contra as mulheres também tem sido extremamente comum ao longo da história humana, com algumas exceções de culturas matriarcais. Se tem sido a regra serem consideradas o "sexo fraco", inferiores aos homens e, consequentemente, despossuídas de direitos ou liberdades básicos.

Por fim, todos os grupos que, por razões raciais, étnicas, políticas, sociais, econômicas ou culturais/religiosas, têm sido ou são vítimas de discriminação, perseguição, exploração, escravidão ou genocídio. Pobres, negros, nativos americanos e judeus, por exemplo. Mas, também é importante ressaltar que, os níveis de opressão contra certos grupos podem variar muito ao longo do tempo. No caso dos judeus, se é verdade que já foram perseguidos durante séculos e até vítimas de genocídio, perpetrado pelos nazistas, hoje em dia o oposto acontece, já que estão entre os grupos mais poderosos, com grande influência política, econômica e cultural. Sem falar que, também têm oprimido outros grupos, historicamente, tal como as mulheres e os LGBTs, e mais atualmente o povo palestino.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 30/08/2021
Reeditado em 16/12/2022
Código do texto: T7331864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.