Imagem: Google



 
Afeganistão

Tempos difíceis os que estamos vivendo. Fomos pegos de surpresa por um vírus que abalou as estruturas do nosso modo de vida e nos colocou em suspense diante da sombra da morte da maldita Covid 19 que poderia alcançar um familiar, um amigo querido ou nós mesmos.

Quando a situação parece aliviar, quando as notícias ruins pareciam dar uma trégua, assistimos nas mídias os horrores de um sistema de governo a por pânico em uma população que saíra do seu julgo há 20 anos, mas que vê a retirada dos Estados Unidos de seu país e presencia indefesa a volta do Talibã e de seu sistema cruel e desumano de governo ao comando da Nação. 

As mulheres são as mais prejudicadas, veem suas liberdades reduzidas e temem ficar à margem da sociedade. As crianças também tem seus direitos mitigados. Agora, assistimos o desespero de milhares de civis tentando fugir do Afeganistão e isso nos leva a pensar sobre quão duro é o sistema de governo do Talibã; pior, em pleno século 21 nos damos conta que o mundo não é tão moderno como pensamos, que os homens usam a religião para impor suas vontades em detrimento das liberdades individuais e coletivas de uma sociedade inteira. 

A religião, ao longo da história, vem sendo usada como meio de alienação das pessoas, de retirada de direitos sociais, de negação da ciência sempre com o objetivo de manter o cidadão de bem no cabresto de um pequeno grupo de homens que detêm o poder, nele se fartam e nele querem se perpetuar. Uma lástima!

 
Alvaniza Macedo
26/08/2021

 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 26/08/2021
Código do texto: T7329189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.