Civilidade e Comportamento
Historicamente, a família mais nobre do mundo vive entre o Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor, na Inglaterra. Pelo alto nível educacional e de civilidade, seria de esperar que ali servisse de modelo em termos de harmonia familiar. Entretanto, não é isto que acontece. A princesa Diana, já divorciada e o ex-marido já casado com outra, teria de fechar a matraca, não podia namorar. Por conta disso, os paparazzos viviam em busca de manchetes, sempre atiçando lenha na fogueira. E foi fugindo disso que ela se envolveu num acidade fatal. Hoje, sua nora que o diga. É tanto que o príncipe renunciou ao Reinado, preferindo viver como cidadão comum.
Aqui no Brasil, a família Collor, cuja mãe vinha de uma educação à moda francesa, os irmãozinhos Fernando e Pedro viviam às turras, a ponto deste ter sido o primeiro a dedurar o irmão, desmoronando a sua carreira política. Um prato cheio para a Revista Veja, em cuja capa o Pedro Collor denunciava o irmão Presidente.
Lá no meu interior, no meu tempo de criança, dizia-se que isso era coisa de ignorante. No meio civilizado não havia esse tipo de briga. Isto é verdade?
O que vemos é que quanto maior o nível de educação ou civilidade, mais os "irmãozinhos" se digladiam.