A necessidade de afeto.

“Ser “perfeito e “a prova de bala” são conceitos bastante sedutores, mas que não existem na realidade humana.”(Brené Brown- A CORAGEM DE SER IMPERFEITO).

No livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, Brené Brown esclarece aos leitores que todos nós nascemos com a missão de criar vínculos com as pessoas. Na sua perspectiva, a ausência de amor e aceitação sempre gera sofrimentos pois criam vínculos relacionais que dão sentido e significado a nossa vida.

Sim, nós nascemos com a necessidade de dar e receber carinho, amor e atenção e temos a crença de que apenas seremos considerados como pessoas dignas quando amamos e vivenciamos a aceitação.

Graças a nossa história evolutiva, deixamos de nos preocupar somente com o nosso existir e a nossa sobrevivência. Começamos a sentir outras necessidades, dentre elas, a imensa necessidade de ser feliz.

Contudo, hoje em dia, vivemos em um mundo onde a dificuldade de se expressar está cada vez maior....

O afeto é fundamental para o desenvolvimento humano já que é através dele que conseguimos perceber um reconhecimento, uma reciprocidade e por consequência obteremos o fortalecimento do vinculo afetivo.

Expressões de amor e carinho, fortalecem, animam e incentivam a nossa psique. Uma criança que cresce em um ambiente onde as demonstrações de amor e carinho estão ausentes, poderá desenvolver experiências chamadas como experiências traumáticas que poderão provocar alguns desajustes na personalidade do individuo.

Ao crer que não somos bons e dignos de amor e relacionamentos, estamos a permitir que a vergonha se manifeste em nossa vida.

Sentimento humano primitivo, a vergonha nada mais é do que o medo da falta de conexão, ou seja, o medo de não possuir vinculo com alguém. Então, quando passamos vergonha, além de nos sentirmos desconectados dos outros, desejamos incessantemente a valorização; a nossa coragem é corroída e começamos a nos isolar.

No momento da vergonha, o córtex pré-frontal, por onde passam todos os nossos pensamentos, análises e estratégias fica a mercê da vontade de luta ou fuga(desejos que se encontram presentes na parte primitiva do nosso cérebro) .

Para as crianças, a vergonha é dolorosa e não se sentirem amadas é uma ameaça a sobrevivência – um trauma que afeta a nossa autoestima.

Percebe-se que sentir é estar vulnerável.

Nós seres humanos, tentamos sempre vencer essa vulnerabilidade à força, ninguém quer ser surpreendido e atingido pela dor. Então, para evitar a dor nos antecipamos ao fato e já sobre um efeito ansioso, imaginamos estar agindo em defesa contra uma decepção.

Cynthia Pola Miashiro
Enviado por Cynthia Pola Miashiro em 13/07/2021
Código do texto: T7298401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.