O que é pior, as religiões ou a Filosofia?

Toda criação humana pode servir para o Bem ou para o Mal. As maiores invenções e os pensamentos mais consistentes podem ajudar no progresso da Humanidade ou contribuir para sua estagnação e atraso.

As religiões não fogem desse princípio. Nos dois mil anos de sua História, elas foram usadas para subjugar povos e como justificativa para guerras.

Por outro lado, elas contribuíram para sermos hoje o que somos cultural e materialmente.

Enquanto uma parte da Humanidade continua sendo iludida por inúmeras seitas e pseudo religiões cristãs, que já são muitas e continuam surgindo a cada dia, outra parte se divide entre os que continuam fiéis às religiões tradicionais e os que se declaram ateus.

Quanto aos ateus, podemos dizer que eles se subdividem entre os que se comportam discretamente quanto à suas crenças e os espalhafatosos que não contentes em se declararem ateus, fazem campanha aberta contra as religiões, em especial as cristãs, dizendo que elas são responsáveis pelo atraso do progresso cultural e material da Humanidade.

Esse ativismo pró-ateísmo ou melhor, anticristão, tem uma falsa fundamentação filosófica. Digo falsa porque essa “fundamentação” se baseia em princípios que negam a Natureza Humana e ignoram propositalmente que , dentre os seres que mais violentamente agrediram a dignidade de vários povos, estão conhecidos ateus e que eram filósofos de fato ou filósofos teóricos como, Karl Marx, Hitler, Lenin, Stálin, Mao Tsé-tung, Pol Pot, Fidel Castro e Hugo Chaves.

Os citados indivíduos, que parecem ter sido enviados diretamente do Inferno, não foram maléficos porque seguiram uma determinada filosofia, eles usaram suas teorias como instrumento de martírio e morte de milhões de pessoas.

Dessa forma, seguindo o raciocínio torto dos anticristãos, teríamos que atribuir à Filosofia a responsabilidade por grande parte do sofrimento que a Humanidade passou nos últimos 150 anos.

Para esses que se anunciam como profundos conhecedores das causas e soluções dos problemas do Mundo, conhecimento esse que parecem ter adquirido na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a mesma frequentada por Harry Potter, temos um pensamento de Aristóteles que me parece bastante esclarecedor: “Refugiam-se na teoria e pensam que estão sendo filósofos e se tornarão bons dessa maneira. Nisto se portam, de certo modo, como enfermos que escutassem atentamente os seus médicos, mas não fizessem nada do que estes lhes prescrevessem. Assim como a saúde destes últimos não pode restabelecer-se com tal tratamento, a alma dos segundos não se tornará melhor com semelhante curso de filosofia.”.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 07/07/2021
Código do texto: T7294495
Classificação de conteúdo: seguro