A rigor , não existe comunismo em nenhum país do mundo

A rigor , não existe comunismo em país nenhum do mundo.

Mas o que é comunismo?

Resposta - Segundo o filósofo alemão Karl Marx , idealizador do socialismo, o comunismo SERIA O CONTROLE TOTAL DO ESTADO PELO PROLETARIADO ( classe trabalhadora) , onde não haveria a divisão da sociedade em classes. A riqueza produzida pelos trabalhadores seria um bem comum , ou seja , de todos. A palavra comunismo é derivada da palavra comum.

E QUAL A DIFERENÇA ENTRE SOCIALISMO E COMUNISMO?

Resposta - Segundo Karl Marx, o socialismo seria uma fase de transição , preparação para o comunismo.

Mas Coreia do Norte , Venezuela , Cuba e China não são países comunistas?

Resposta - NAO.

Por quê? Porque em nenhuma dessas nações o estado é controlado pelos trabalhadores, pelo contrário , os trabalhadores são controlados pela ditadura de uma elite dirigente de cada uma dessas nações.

Na China , por exemplo, embora a economia seja a de mercado , o estado tem controle sobre os gostos , os meios de comunicação, costumes, incluindo a religiosidade da população, e claro , dos trabalhadores. Digamos, o estado Chinês vigia os passos de seus cidadãos numa economia de mercado. (Capitalista)

E A COREIA DO NORTE? Após a Segunda Guerra , a Coreia se dividiu entre Coreia do Norte , ligada à extinta União Soviética, e Coreia do Sul , aliada dos Estados Unidos. Um ano depois da separação, Kim II-Sun tornou-se , com apoio do Exército, o ditador da Coreia do Norte. Nesse período , Kim criou o partido comunista da Coreia do Norte , em que o ditador elaborou um sistema rigoroso de normas e costumes. A ditadura norte-coreana criou uma ideologia chamada de JUCHE, em que estabelece posturas de comportamentos nacionalistas e de culto e adoração ao líder norte-coreano.

O atual líder é Kim Jong Un , neto do implantador da ditadura norte-coreana que isolou cada vez mais a Coreia do Norte do resto do mundo.

Pelo que tenho lido e observado ao longo dos anos sobre ditaduras que se denominam comunistas , elas nada têm de comum. Na verdade, o maior elemento identificador de uma nação dita socialista ou comunista é o fato de elas não aceitarem a livre manifestação de ideias e de culto religioso ao passo que as ditaduras de direita controlam

com mão de ferro a vida do povo , mas deixam livre a liberdade de culto e apoiam e estimulam a economia de mercado.

Marcos Antônio Vasconcelos Rodrigues - autor do livro "Palavras do meu sentimento" , professor concursado da Rede Pública estadual de ensino do Ceará.

Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 02/07/2021
Reeditado em 03/07/2021
Código do texto: T7291620
Classificação de conteúdo: seguro