O que a é Estatística
Não faz muito tempo, ouvíamos os comentários econômicos do Jornalista Joelmir Beting. Didaticamente, ele nos alertava para a interpretação de dados estatísticos. E explicava: "se eu comer dois bois e você não comer nenhum, a estatística prova que eu comi um e você comeu outro".
É com essa teoria que se pretende contestar os dados de mortes pela covid-19, em razão de super ou subdimensionamento dos números, neste ou naquele estado. E a última "bomba" é o relatório de um funcionário do TCU, que por isso já foi afastado de suas funções. Mesmo sendo falso, merece um estudo mais aprofundado, em razão de corrupção ocorrida em municípios ou estados, considerando os recursos destinados exclusivamente para o combate à Epidemia. E, novamente, vem a teoria da estatística. O Ministério da Saúde tem a sua série histórica das diversas comorbidades, antes da Epidemia. E, se esses números caíram, pode-se admitir que foram computados indevidamente, transferindo-os para a covid-19. Isto teria sido um grande crime estatístico, mas, rastros disso não faltam. Hoje, com o advento das gravações, aúdios e vídeos já foram mostrados, pedindo que a causa morte fosse computada como covid-19, em razão de melhor ressarcimento aos hospitais.
Por isso, já ouvi a célebre frase: "engana-se quem pensa que a corrupção só ocorre no meio político. Há também no meio médico, no meio jurídico e em todos os campos da sociedade".
Não é à toa que não falta serviço para a Polícia Federal.