Imagem: Google
Só Para Mulheres 3 - Scammers
As mulheres a cada dia lutam por seus espaços na sociedade. Estão tornando-se independentes financeiramente e mais livres para tomarem as suas decisões profissionais, pessoais e afetivas.
Todavia, não é tão simples como parece romper com décadas de uma formação de obediência e dependência do outro. Apesar dos progressos, a educação da mulher ainda mantém fortemente os padrões de uma sociedade machista e preconceituosa e em sua formação infantil lhe é passado que menina brinca de casinha, de cuidar da boneca, de cozinhar, que é feio brincar com os meninos, que é feio jogar futebol, enfim desde a infância já lhe é ceifada as alegrias de decidir a brincadeira que deseja, pois são bombardeadas com as "coisas de meninas".
Daí a garotinha cresce e torna-se uma linda mulher, porém em seu subconsciente permanecem vivos os sonhos ou as brincadeiras de criança de cuidar da casa, do bebê, preparar a refeição... Então, elas procuram pelo homem ideal. Apesar de toda a independência financeira existe a mulher sonhadora que busca o marido, a família e o lar perfeitos, coisa que nem sempre acontece. Não estamos falando de uma minoria, mas da grande massa das mulheres que labutam diariamente e que buscam incessantemente construir a família de seu imaginário infantil.
Então, surge a carência afetiva e o medo da solidão o que acaba tornando algumas mulheres, senão muitas delas, presas fáceis para os scammers (golpistas virtuais) que usam perfis criminosos nas redes sociais para envolvê-las e lhes aplicar golpes subtraindo delas todo o capital que pouparam uma vida inteira, além do seu amor próprio.
Os scammers são especialistas em envolver emocionalmente mulheres carentes, fragilidazadas ou que perderam um ente querido e se veem diante da solidão. Então, por meio das redes sociais, eles caçam mulheres com esse perfil - independentes, porém carentes afetivamente. Aproximam-se, estabelecem o primeiro contato e gradativamente vão seduzindo, tornando-se íntimos e conquistando a confiança da vítima e partem para uma "relação amorosa". São envolventes nessa arte, geralmente usam perfis de estrangeiros e prometem para a mulher a vida de seus sonhos. Eles entram na mente da pessoa e minam o relacionamento que ela tem com amigos e familiares de tal forma que a golpeada se isola e vive única e exclusivamente para o scammer.
Estabelecida a confiança e tendo-a isolada das pessoas que poderiam alertá-la da cilada em que estão entrando os golpistas passam a alegar dificuldades financeiras ou que foram sequestrados ou que sofreram um acidente e assim pedem às suas vítimas que enviem dinheiro para ajudá-los e que tão logo eles estejam bem vão ressarcir o capital emprestado. Após zerarem a conta bancária de suas presas eles somem deixando-as no vácuo, humilhadas e descapitalizadas. Homens carentes também são alvos da quadrilha em menor escala, mas também caem no golpe.
Então, mulheres, é fundamental romper com a ilusão que foi imposta quando criança que a mulher precisa de um lar certinho com marido, filhos e casa organizada. A vida é bela, mas é dura. Príncipes encantados não existem e você também não é princesa de nada; todos temos nossas qualidades e imperfeições e é importante fortalecer o emocional para que saiba atravessar os momentos ruins que surgem, para não ser vítima de golpes e para não permanecer em relacionamentos abusivos, relacionamentos estes que serão o tema do próximo texto. Até lá!
Alvaniza Macedo
08/06/2021
08/06/2021