O Tribunal de Nuremberg e a CPI da COVID-19 : semelhanças nos depoimentos

O Tribunal de Nuremberg e a CPI da COVID-19 : SEMELHANÇAS DE DEPOIMENTOS E POSTURAS

O Tribunal de Nuremberg foi um órgão militar internacional formado por juízes dos Estados Unidos , Reino Unido , França e União Soviética. Foi criado com o objetivo de julgar o genocídio praticado pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Infelizmente, muitos nazistas cruéis ficaram talvez , por questões políticas , de fora do julgamento.

Apenas 22 cruéis nazistas que faziam parte do regime de Hitler sentaram no banco dos réus.

Nos depoimentos , os genocidas negavam ou minimizavam participação nos crimes. Alguns afirmavam que apenas obedeciam a ordens de Hitler e , que por esta razão , não poderiam ser responsabilizados pela prática dos crimes.

Durante as oitivas a que era submetido , Hermann Göring , um dos mais relevantes líderes nazistas, confrontava os juízes do tribunal querendo justificar as atrocidades e até atribuindo culpa a outros países , inclusive , fazendo menção a atitudes realizadas pelos Estados Unidos que não eram diferentes das supostamente praticadas pelo regime nazista , segundo ele.

Dizia que o julgamento realizado pelo Tribunal era ilegal e que se sentia injustiçado pelo fato de estar sendo julgado pelos vencedores da guerra.

Ora, imagine um criminoso da estirpe de Hermann Göring , que foi um dos responsáveis diretos pelo Holocausto dos Judeus, reivindicar justiça...

A CPI da COVID-19 ou da Pandemia é uma Comissão Parlamentar de Inquérito formada no senado federal por ordem do Supremo Tribunal Federal com o propósito de identificar omissões , irregularidades , suposto negacionismo do governo federal no combate à pandemia. Tais ações negativas poderiam ter contribuído para o aumento significativo de mortes causadas pelo COVID-19.

Leva-se em conta as devidas proporções, pois a CPI diferentemente do Tribunal de Nuremberg , tem por objeto convocar e ouvir depoimentos de pessoas como testemunhas e não como criminosas.

Mas o que há de semelhança entre o Tribunal de Nuremberg e a CPI da COVID-19?

A semelhança ocorre nos depoimentos de alguns ex-membros e senadores aliados do governo federal.

Alguns senadores ( por exemplo , Marcos Rogério-DEM-RO e Eduardo Girão -PODEMOS-CE ) distorcem o real objetivo da CPI , minimizam ou desqualificam os trabalhos e consideram irrelevantes as ações da CPI. A exemplo de Hermann Göring e de outras nazistas , esses senadores consideram as investigações da CPI injustas e que se realiza uma verdadeira "caça às bruxas" , havendo outros supostos crimes mais relevantes a serem investigados.

A mesma postura é adotada por alguns depoentes ex-membros do governo que já fizeram depoimentos ( por exemplo, Ernesto Araujo, Fábio Wajngarten , Nelson Teich , Eduardo Pazuello ) faltam com verdades , dizem não saber de tal informação, minimizam. Em muitos casos os depoimentos de ex-membros do governo contrariam estatísticas e declarações feitas por eles mesmos em redes sociais e na mídia.

Não se está querendo insinuar que os parlamentares aliados do governo e ex-membros do governo são nazistas. Apenas se quer demonstrar a semelhança de posturas e depoimentos entre essas figuras e os carrascos cruéis nazistas no tribunal de Nuremberg.

Obs: disponível no YouTube “ O julgamento de Nuremberg”.

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues - autor do livro “Palavras do meu sentimento”

Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 18/05/2021
Reeditado em 23/05/2021
Código do texto: T7258391
Classificação de conteúdo: seguro