DIÁLOGOS AVESSOS- PARTE 3 AVESSO DA COMPAIXÃO

A compaixão é um sentimento forte nos seres humanos estamos todos aptos a sentir. Um dos maiores exemplo de quem praticou a compaixão nesta terra para quem acredita foi o cristo, ele demostrou de varias formas como devemos agir com o nosso próximo tendo compaixão, o primeiro passo para agir como ele é o não julgamento, a empatia. Esse sentimento quando toca no fundo de nossa alma e só conseguimos ver o outro com toda sua fragilidade de ser humano.

O AVESSO DA COMPAIXÃO

O avesso da compaixão é julgamento e a falta de caridade, e isso é o que mais vemos todos os dias, do nosso lado, em nós, nas ruas, nas redes sociais, de todas as formas possíveis. Esses diálogos avessos à compaixão, são bem arraigados e tem muito haver com o que muitas vezes aprendemos em casa ou o que a sociedade nos colocar, muitas vezes quando vemos alguém em situação degradante, desfavorecida socialmente em vulnerabilidade, nos ocorre logo o pensar que aquela pessoas fez algo errado ou seja julgamos logo, os pais adoram falar para as crianças, apontam o outro para colocar medo ou para tentar corrigir seus filhos, dai a criança já cresce com esse pensamento preconceituoso, e muitos repassam a ideia. Tem também aqueles pensamentos que propagam que aquela prostituta ou aquele morador de rua estão naquela situação porque querem que são maus, e que não merecem respeito, esquecem que cada um deles tem uma história, uma família que os tratou bem, lhes deu amor ou não, que tiveram oportunidades que lhes possibilitassem viver bem ou não, e que as escolhas que cada um tomou ou foi obrigado a tomar só eles sabem, que as suas dores só eles suportam e não cabe a ninguém fazer doer mais ainda, jogando pedras, julgando sendo preconceituoso. Atualmente um dos lugares mais terríveis que podemos ver muita falta de compaixão são as redes sociais, lá as pessoas mostram todo o ódio, a falta de amor que o ser humano pode ter, lá encontro muitos diálogos avessos, lá o julgamento é livre e todo mundo se acha juiz, condenam, ferem o seu próximo com palavras, com ações tão destrutivas contra o próximo, que às vezes fica difícil imagina que atrás da tela do celular, computador tem um ser humano. Estes juízes de falsa moral se aproveitam da exposição exacerbada de muitos na rede para se achar no direito de jugar e condenar, gostam de culpa as vitima, justificar a violência, a opressão, naturalizar o racismo, e a falta de respeito tudo apoiado no falso moralismo.

Taiana Carvalho Paiva
Enviado por Taiana Carvalho Paiva em 23/04/2021
Reeditado em 15/07/2021
Código do texto: T7239157
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.