Por que a facilidade em aceitar fake news?

Chega a ser incrível saber que muitíssimas pessoas leem certos tipos de informações e simplesmente as aceitam. Essas, em sua maioria, são encontradas comumente em aplicativos de conversa ou em compartilhamentos nas redes sociais.

Dados inexistentes, "fatos" irreais, efeitos milagrosos.

Nesse tempo de pandemia isso exponenciou de forma preocupante, mas sempre ocorreu - principalmente em épocas de eleições. Recebe-se uma mensagem compartilhada via WhatsApp alertando que tal medicamento "cura" a Covid-19. Não se sabe quem escreveu aquilo, qual foi a pesquisa ou qualquer resquício de credibilidade, contudo indivíduos meramente acreditam e compartilham a inverdade sem ao menos pesquisá-la.

Um exemplo recente é a seguinte lorota: "princípios ativos da cloroquina e ivermectina ESTÃO nas cascas de laranja e limão".

Em um minuto de pesquisa é possível encontrar diversos sites confiáveis com matérias explicitando ser isso uma informação enganosa; tendo a explicação de especialistas na matéria. Um minuto de pesquisa.

Ou então um vídeo de um homem que se diz PASTOR falando que uma mistura de vinagre com alho faz o mesmo efeito... O indivíduo, sem mostrar um único estudo, espalha isso para milhares (se não milhões) de pessoas. Ainda mais sendo alguém com certo prestígio devido sua influência na religião.

Em poucos instantes de procura sobre isso em ferramentas de busca é possível constatar - ainda mais com um artigo da FIOCRUZ sobre - que se trata de uma falácia.

A mentira é viralizada. O perigo vai junto com ela.

Pessoas, guiadas por essas mentiras nocivas, aderem a esses tratamentos que podem ser prejudiciais à saúde, como foi o caso tenro de cidadãos que foram levados à fila de transplante de fígado em razão do uso exacerbado de certos medicamentos tidos como tratadores da doença - alguns chegaram a morrer.

É preocupante saber que parte significativa da sociedade não tem senso de curiosidade o suficiente para buscar uma verdade nas inverdades - até porque as aceitam de cara. Não há questionamento, não há pesquisa, há aceitação da mentira. Por que?

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 23/03/2021
Reeditado em 25/03/2021
Código do texto: T7214197
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.