Um ano de coronavírus: vitória do negacionismo e da irresponsabilidade
Há exatamente um ano, foi confirmado o 1º caso do coronavírus no Brasil. E ele veio com tudo, atravessou o mundo inteiro e desembarcou em nosso país. Veio todo faceiro, e se tornou mais um dentre tantos e tamanhos dramas brasileiros.
Um ano, e atingimos a triste marca de 251.498 mortos pela doença.
Por que isso acontece, se fomos avisados logo no início de todo esse perigo? É uma tragedia que fora anunciada por vários profissionais da saúde, pela OMS e por várias pessoas conscientes e responsáveis. No entanto uma boa parte da população brasileira, motivada pelo pensamento mesquinho e ignorante de negacionistas, liderada pelo “devoto da cloroquina”, foi tomada pelo raciocínio de que tudo isso não passava de uma gripezinha, deu de ombros para o vírus... Aí, como os santos pagam pelos pecadores estamos sem oxigênio, sem UTIs, sem vagas em hospitais e com os cemitérios cada vez mais cheios.
Já convivíamos com a dengue, malária, febre amarela, desnutrição, diarreia, câncer… Violência urbana e doméstica, tráfico de drogas, acidentes, atendimentos hospitalares precários... além de tudo isso o maldito vírus...
Então, chego à seguinte conclusão: se Deus é mesmo brasileiro, Ele tirou férias e desgostoso, assim como eu, dos políticos que governam o nosso país, até hoje não voltou para sua terra natal e sabe-se lá se um dia terá vontade de voltar.
Nália Lacerda Viana, 26 de fevereiro de 2021