UMA ANÁLISE DURKHEIMIANA
UMA ANÁLISE DURKHEIMIANA.
No atual contexto social e político em que vivemos nada melhor do que recorremos ao grande sociólogo francês Durkheim.
Segundo Durkheim quando as leis não estão funcionando ele entende " estado patalogico. E o que denomina de anomia quando não existe regras nas relações sociais. Não é bem o caso do Brasil, no entanto, não são cumpridas em grande parte.
Durkheim ver no Estado uma instituição que tem o poder de elaborar leis que corrigem os casos patalogico da sociedade (Sociologia: coleção magistério do segundo grau- Paulo Mekenas)
O problema em se tratando de Brasil é que o Estado dominado por uma elite que não tem uma visão macro, mas bem instanea e reduzida aos seus interesses. As leis que deveriam ser elaboradas para corrigir as distorções sociais são ignoradas .
Muitos fatos sociais que estariam inseridos na analise durkheimiana. Vou me ater a um mais recente.
O pagodeiro Belo fez um show em plena pandemia, além de utilizar um estabelecimento público, uma escola. Também foi noticiado que o referido cantor fora contratado por um traficante que lhe pagou 65 mil reais. Além disso a polícia encontrou no seu apartamento notas em cédulas estrangeira, euro, dólar e reais.
Foi preso, por pouco tempo, ficou menos de 24 horas. O poder econômico se sobressai as leis existentes.
Um país em que o tráfico tem um poder monumental se equiparando e as vezes indo mais além do poder do Estado. Então Durkheim identificaria argutamente que nosso problema é sem sombra de dúvidas anomia, como estaríamos no que ele denominou de crise moral.