A GRANDIOSIDADE DE UMA NAÇÃO SE MEDE TAMBÉM PELO RESPEITO AOS SEUS PROFESSORES

A GRANDIOSIDADE DE UMA NAÇÃO SE MEDE TAMBÉM PELO RESPEITO AOS SEUS PROFESSORES.

Ultimamente temos visto ataques constantes a categoria dos professores por vários segmentos dos que se acham representantes da elite ou mesmo puxa-sacos. Esses ataques não são novidades, há muito os professores são fitos constantes, seja por indivíduos isoladamente ou por meios institucionais.

Nunca deixo de citar uma conversa quando o então governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola pediu a colaboração, ajuda do todo poderoso Roberto Marinho dono da Rede Globo para construir os CIEPS (Centros Integrados de Educação Pública) e a resposta de Roberto Marinho foi simplesmente: "construir escolas, está bem...Mas não precisa disso tudo ".

"A valorização do magistério e as condições de estrutura das escolas são exemplos de coisas que avançamos pouco(...) ". É claro quando aqui se fala de críticas aos professores, me refiro aos professores da escola pública que sempre estão na mira dos que não suportam uma educação pública decente para o povo. Muitos baluartes lutaram em defesa de um ensino de qualidade, cito Anísio Teixeira que pagou caro com sua vida.

"Ao estudar a historia da educação podemos compreender que não há mudanças sem educação e podemos pensar os indivíduos como construtores de história, ou seja, podemos perceber a importância da educação na sociedade e na formação cultural, social, economica .

Como o trecho do texto nos faz ver a educação tem uma singular importância na transformação da sociedade, mas como se pode transformar uma sociedade através da educação com os professores desvalorizados, humilhados, desprestigiados?

Cito uma frase de um arrogante psicanalista "Italo Marsili , psiquiatra afirmou que professor não trabalha e que somente os alunos burros cursam pedagogia ".

Infelizmente até o próprio PT , que governou durante 12 anos não foi capaz de transformar a educação, Brizola em 8 anos em um só estado fez uma verdadeira revolução na educação pública em parceria com Darcy Ribeiro.

Durante esses anos todos a classe média pouco se importou com o desmonte da escola pública, ela tinha a escola particular para deixarem seus pupilos. Hoje um parte da classe média paga o pato da escalada da violência ou seja, a classe média não deveria está choramingando com atual violência, os erros do passado não perdoam.

inclemente
Enviado por inclemente em 03/02/2021
Código do texto: T7175356
Classificação de conteúdo: seguro