RETROCEDER

RETROCEDER.

Há muito a Rede Record por causa dos seu proprietário vem investindo nas novelas de cunho religioso e aos poucos conquistando adeptos, admiradores do gênero. A nova novela Gênese foi uma jogada ousada, mas como qualquer capitalista tem que se ter ousadia. O Bispo Edi Macedo já tinha uma base de segurança em relação ao seu empreendimento vultoso. Segundo a TV Foco a novela está entre 16 a 17 % pontos de audiência o que não costume nas novelas anteriores que chegava em torno de 9 a 10% pontos de audiência. Com esta nova novela que tem um elenco de 250 artistas e um investimento de 250 mil reais por capítulo.

Porém, como se diz, nada é por acaso, principalmente quando se fala no sistema capitalista. A sociedade brasileira aos poucos vem sendo moldada por esse tipo de modelo que veio ter mais sustentabilidade a partir do contexto político e social em que vivemos.

Diante do que foi no passado em que as idéias iluministas, no século XVIII, as idéias revolucionárias de muitos pensadores rompendo com o tradicional no século XIX , voltamos ao atraso principalmente no que se refere Augusto Comte com seu pensamento dos três estados do chamou de positivismo. Esse óbice que na percepção de Augusto Comte seria a etapa já superada pela humanidade.

De certa forma alguns países europeus já estão dentro das ideias positivistas, nessa última fase dos três estados. Muita igrejas vazias.

Aqui ao contrario, chegamos ao absurdo de negar a própria ciência. Não é nenhum absurdo concluirmos que vivemos no atual momento em pleno obscurantismo desvairado.

Aonde chegamos, só em pensar em que a Televisão brasileira já teve seu instante de vanguarda, procurando levar aos telespectadores uma reflexão, como também mostrando um passado recente para entender o presente. Cito aqui esses dois exemplos de novelas. Roque Santeiro exibida na Rede Globo.

"Em entrevista Opera Mundi, a jornalista Laura Matos, mestre em comunicação social pela USP afirmou em seu livro Roque Santeiro -Heroi Mutilado, obra de Dias Gomes escrito em 1963, discutia a necessidade de se acreditar em mitos".

A outra novela exibida no SBT, que foi um verdadeiro fracasso de audiência,"Revolução ", que tratava no seu folhetim da nossa história, o golpe militar de 64.

A proposta deste artigo não é de fechar completamente as idéias de Augusto Comte, mas uma flexibilidade, mas que ao mesmo tempo existe uma indignação diante de uma ignorância orquestrada pelos constituintes que estão no poder.

inclemente
Enviado por inclemente em 26/01/2021
Código do texto: T7169409
Classificação de conteúdo: seguro