A VERDADE, A IMAGEM E A CONFIANÇA

A VERDADE, A IMAGEM E A CONFIANÇA

Muitos afirmam que preferem a verdade, mas a verdade é relativa, é subjetiva, é interpretativa, o que existe na interpretação é uma imagem que se tem desta verdade, e é nesta imagem que repousa a confiança gerada pela verdade explicitada.

No relacionamento entre duas, três ou milhões de pessoas, cada um tenta explicitar a verdade que outros querem ver na imagem da pessoa exposta, para poder obter dos mesmos uma certa confiança de relacionamento.

Quando a pessoa é publica, tem inclusive assessoria de relações publicas para passar a imagem e a confiança que deseja receber dos grupos de observação.

As pessoas nunca são o que aparentam, impossível dizer que se conhece bem alguém, mesma aqueles contos antigos que só conhece uma pessoa depois de comer um saco de sal juntos, nada significam, pois no dia a dia as pessoas sempre se acautelam, para aparentar uma imagem que agrade a outra pessoa no relacionamento.

Ninguém age no dia a dia, mesmo no relacionamento pessoal e direto sem alguma cautela de apresentação.

É por isto que as pessoas quando sai de casa se arrumam, tomam um banho, corta a barba, o cabelo, passam perfume e de acordo com o ambiente em que vai, procura a sua melhor roupa para mostrar uma imagem elegante, e ainda procura se comportar de forma que aqueles com quem estão se relacionando, pense o melhor de si, tem uma imagem, uma confiança almejada.

Isto tudo em principio para uma falsidade, pois as pessoas vivem para se interpretar, para parecer aos demais aquilo que normalmente não é, e sim aquilo que as pessoas desejam que ela fosse, afinal querem parecer “o cara”, querem passar uma imagem agradável.

Dificilmente as pessoas se relaxam ao natural do seu dia a dia, pois até mesmo para si próprio a pessoa tenta pensar de uma maneira almejada, mesmo na solidão do seu dia a dia, na intimidade de seu lar, estão o tempo todo interpretando para outros e para si mesmo.

Até quando oram, rezam, o tempo todo tentam enganar a si, aos demais e até mesmo Deus.

É normal as pessoas se prepararem para fazer exame de sangue, dias antes faz regime para ir bem no exame de sangue, para que o exame de sangue não dê resultado não almejado, do que ainda esta falsidade no exame de sangue que deveria ser o retrato da pessoa como ela é no dia a dia, e não como se preparou para o dia do Exame de sangue.

Mais uma vez afirma que as pessoas tende a afirmar que conhece outras pessoas pelo seu comportamento, mas é quase impossível isto ser verdade, pois as pessoas conhecem outra pessoa da maneira como ela age e se apresenta no dia a dia.

Já vi muita gente falar que de intimidade quase ninguém fala nada, ninguém fala da hemorróida, nem do dinheiro guardado, pois isto não interessa aos interlocutores, e podem gerar desinteresse ou interesse inadequado, não verdadeiro.

Em lugar nenhum as pessoas tentam expor de forma sincera a sua imagem, principalmente quando acredita que esta imagem será inconveniente, que poderá gerar polemica, que poderá gerar desconfiança.

A liderança de um grupo qualquer e de qualquer tamanho, sempre tenta demonstrar uma imagem de confiança, se esforça ao Maximo para passar uma imagem desejada pelo grupo, que atinja a maior confiança possível.

É certo que é muito difícil contentar a todos o tempo todo e na medida em que o tempo passa a imagem, a confiança sofrerá com certeza desgaste por mais que tenha investido, mesmo de forma profissional, por profissionais que tentam passar só o que o grupo, ou a comunidade quer ver na pessoa.

É certo também que alguns, depois de algum tempo vendendo uma imagem passam a ter idolatria de alguns de seus interlocutores, e esta idolatria poderá ser reforçada mesmo quando alguém tenta mostrar outros lados da imagem da pessoa idolatrada.

Na política temos seguidores de alguns políticos que idolatram a imagem oferecida e trabalhada, e ficam dezenas de anos defendendo esta idolatria. O mesmo se dá com artista cantores, ou jogadores de futebol.

A imagem trabalhada e passada podem por um acidente de percurso ser destruído de uma hora para a outra como caso Ney mar/estupro recente que com certeza irá gerar milhões de prejuízos por meses no faturamento de seus patrocinadores que tentam se afastar de usar a imagem desgastada do ídolo.

Seja na liderança de grandes grupos como grandes nações, ou seja, em uma pequena comunidade, ou seja, no seio de uma família mesmo pequeno a vigia em comportar-se, em mostrar uma imagem positiva geradora de confiança para o grupo de interrelacionamento é muito importante.

Onde fica a verdade nisto tudo, verdade que se diz importante no dia a dia, parece que o mais importante é a imagem coerente se possível com aparência de verdade, principalmente se não puder ser contestada, que não seja descaradamente contraria a verdade aparente.

Muitos tem a felicidade de apresentar uma verdade, que vire imagem desejada, e de ter esta imagem perdurante por uma longevidade temporal de uma vida, as vezes até eternizadas em atos.

Rui Barbosa é sempre lembrado, por seus atos explicitados de conhecimento, de fala, de patriotismo, e passado várias gerações, ficou gravado a positividade destas imagens.

O ruim, ou seja, a imagem delapidada por algum ato impróprio também poderá ocorrer por várias gerações.

Na política exercitada com o objetivo de chegar ou se manter no poder, no comando dos pais, do Estado, ou do município, sempre tem competidores, opositores que na verdade também fazem de tudo para chegar ao poder.

Sempre cada grupo de poder tem a assessoria de relações publicas, bem como assessoria de contra espionagem ou de contra relações publicas para atacar, fazer diminuir a imagem ou a credibilidade do opositor.

Este trabalho nem sempre levam em conta a verdade, sempre levam em conta para se beneficiar de pesquisa do que o povo quer ver em você, para mostrar que você é aquilo que o povo quer, bem como também em fazer vazar informações ou ataques diretos contra o adversário no sentido de desfazer a imagem e a confiança de seus interlocutores.

Estes trabalhos se intensificam nas proximidades dos pleitos eleitorais, quando então tentam de qualquer forma e com todos os investimentos possíveis se auto promoverem, bem como desfazer a imagem e confiança dos adversários.

Nesta luta pela verdade buscada para atender a um resultado a qualquer custo, muitas inverdades são trabalhadas, para aprimorar uma verdade, ou para incutir uma verdade falsa no adversário.

Os planos, ou projetos de governo apresentados em troca dos votos nos pleitos eleitorais focam o ideal do povo obtido em pesquisa de preferência em determinados assuntos, assim estes projetos oferecem o que é possível e o que é impossível, sem focar que o impossível é apenas um sonho que poderá não se tornar realidade por falta de recursos ou outros elementos impossíveis de ser transposto.

É certo que com tudo isto dito, a verdade nem sempre poderá ser dita no dia a dia, seja a um relacionamento a dois, ou a um multi-relacionamento.

Até a química do amor, busca um relacionamento sonhado, sempre a mulher espera um príncipe de cavalo branco com roupas especiais, tamanhos, envergadura, não existe alguém que assim não pense, é lógico que muitos ao saberem da impossibilidade acabam por pegar aquilo que é palpável no seu dia a dia.

Para o homem também é a mesma coisa. Sempre sonhando em encontrar o par perfeito idealizado.

Na política todos imaginam que o seu candidato perfeito vença as eleições, assumam o poder e lhes proporcione vida boa em tempo integral, não imaginam que o dia a dia é resultado do esforço próprio para a conquista dos mínimos recursos necessários de nossa sobrevivência.

Assim dito, o amadurecimento pessoal passa por aceitar as pessoas, ou o seu próximo como humanos, que mesmo esforçando em ser perfeito, mostrando uma verdade que você quer ver, uma imagem confiante, apesar de tudo é humano e como humano esta sujeito a ser desmascarado, a ser visto por de traz das aparências que esforça por demonstrar. A pessoa madura tem que entender que a verdade, a imagem e a confiança são relativas e desde que aceitáveis estas diferenças deverá ser entendido como razoável e não deverá influenciar de forma a romper o relacionamento cultivado. 10.06.2019

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 17/01/2021
Código do texto: T7161603
Classificação de conteúdo: seguro