O BEM MAIOR E OS PRINCIPIOS

O BEM MAIOR E OS PRINCIPIOS

Os princípios deverão nortear (dar rumo) ao nosso comportamento.

O princípio da navalha de occam embora seja um princípio econômico, na verdade diz que a explicação mais simples sempre deverá prevalecer. Assim quando um princípio se choque com o bem maior, esse princípio terá que ser questionado, abrir lá então uma nova discussão a este paradigma do princípio.

Paradigma é uma verdade inquestionável até que alguém usando a ciência tenha um novo questionamento sobre o mesmo, quando então passará a ser questionada e poderá do novo questionamento surgir um novo paradigma ou na falta de comprovação do novo questionamento manter o paradigma vigente.

O princípio de comportamento humano com certeza é um paradigma que deverá ser seguido sempre. Só podendo ser questionado em razão e quando do surgimento de um bem maior.

O bem maior poderá surgir num determinado momento e para que ele seja atendido poderá ter que suplantar um princípio norteador vigente. Muitos questionarão se não é o bem maior que deverá prevalecer, ou o resultado desta forma está sendo a qualquer custo e muitas vezes será.

Existem princípios, como existem cláusulas pétreas da constituição, ou seja, princípios que não poderiam ser descumpridos. Mas mesmo as clausulas pétreas da constituição podem ser alteradas por emenda constitucional com 2/3 do congresso.

Assim os princípios também podem ser revistos em casos especiais. É certo que decidir quebrar os princípios dependem de justificação muito severa na maior parte das vezes sendo certo que mesmo o bem maior poderá não justificar a quebra do princípio.

Não podemos esquecer que os princípios tem a ver com latitude, longitude e idade das pessoas envolvidas. 10/10/2019

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 24/12/2020
Código do texto: T7142988
Classificação de conteúdo: seguro