UMA PROVAÇÃO ESPECIAL
Prólogo
As pessoas se lamentam, se maldizem e reclamam muito quando têm parentes e/ou filhos desequilibrados, doentes mentais (oligofrênicos), com deformação de personalidade e/ou de caráter e até com defeitos físicos chamativos.
A medicina chama essas nem sempre sofridas criaturas de "especiais”. Isso não caracteriza um fardo para os familiares e, principalmente, para os pais, é um presente divino. Então, não há o que se questionar, e sim, apenas agradecer e suportar com abnegação a honrosa provação.
PAIS E FILHOS ESPECIAIS
Todos nós humanos sonhamos e desejamos um futuro de saúde e progresso familiar, fraterna harmonia, equilíbrio financeiro, qualificação refinada, estabilidade num prazeroso emprego, salário justo e digno, promoções por méritos..., mas nem sempre nossos planos poderão ocorrer conforme desejamos e planejamos porque há, em nossos estreitos caminhos, inúmeros obstáculos a serem superados segundo nossas determinações e resiliências esmeradas.
Quando nos casamos desejamos ter filhos bonitos e inteligentes; saudáveis mental e fisicamente; pessoas de caráter exemplar, honestos, socialmente admiráveis; amorosos parceiros, confiáveis e cúmplices das nossas leais atitudes. Isso nem sempre acontece e não compreendemos o porquê.
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO
Ora, isso é fácil para eu responder: Deus dá filhos especiais para pais especiais. Nossos filhos e filhas deveriam ser nossos verdadeiros amigos! Mas os nossos amigos serão sempre aqueles que estão presentes não apenas nos bons momentos, mas também nas fases difíceis.
Ah! Se por algum motivo você estiver passando por um momento menos agradável da sua vida e algumas pessoas, familiares ou não, "se afastarem", creia: Deus escutou o “livrai-me de todo o mal, amém!” e acredite em mim porque tenho experiência de vida suficiente.
Foi melhor assim porque o bom, digno e correto, não quer e se quisesse não se sentiria bem com a companhia de pessoas que não tenham seus princípios. Portanto, “É melhor estar só do que mal acompanhado”, mas para isso funcionar, a contento, é preciso se bastar, se valorizar e amar acima de tudo cultuando o amor-próprio.
OS DIGNOS DE LOUVORES
Não é fácil superar ressentimentos e mágoas que teimam em emergirem de mentes perturbadas de pessoas sofridas. Elas desconhecem que o sucesso de uma evolução é o caminhar lento de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo. Não sabem e tampouco querem saber o valor de uma bem trabalhada resiliência.
Quando os ressentidos aprenderem o significado das palavras: determinação; disciplina; respeito; liberdade; gratidão; justiça; lealdade; honra; dever; piedade; esperança e fé... Serão dignos de louvores, mas ainda assim terão provações especiais e mais difíceis no porvir.
CONCLUSÃO
Saber lidar com a rejeição e o fracasso talvez seja uma das lições mais difíceis para a maioria das pessoas…, mas uma coisa é certa na vida de todo mundo: nem sempre conseguiremos ter aquilo que queremos. Entender e aceitar as nossas limitações é importante para evitar uma vida baseada em ressentimentos, amarguras e frustrações.
Ao tentarmos superar momentos difíceis como os que temos passado e haveremos, ainda, de vivenciar, devemos olhar para o futuro com a clara consciência de que é preciso estar sempre e cada vez mais bem qualificados e preparados, psicologicamente, para enfrentarmos desafios ainda maiores, mais difíceis e, à primeira vista, considerados insuperáveis. Superar limites será o desafio de todos nós!