Porque temer o Foro de São Paulo
Tudo ia relativamente bem para o socialismo latino americano até que a União Russa Socialista Soviética começou a se fragmentar e se fragilizar pela independência de muitos países que faziam parte do bloco. A queda do Muro de Berlin reunificou a Alemanha e tirou a hegemonia russa no leste europeu.
Mas o que a queda da Rússia tem a ver com o socialismo latino americano? Tudo meu caro, tudo. A então poderosa Rússia era quem financiava e mantinha em funcionamento toda a estrutura, inclusive a política, dos países socialistas no continente americano.
Essa ajuda material, financeira e logística, mantinham aparências prósperas nos países socialistas que já há muito tempo estavam quebrados como Cuba e Venezuela.
Ora, com menos contribuintes a Rússia teve que apertar o cinto e a primeira providencia foi cortar os bilhões de dólares que enviava regularmente para os primos pobres de além mar.
Sem a ajuda russa e com suas economias em frangalhos os países socialistas das américas tinham que achar uma solução para amenizar as suas penúrias e logo pensaram em se fortalecer através da união e da ajuda mutua.
Em 1990 reuniu-se em São Paulo a maioria dos países socialistas de língua latina das Américas e fundaram o Foro de São Paulo cujo principal objetivo é socializar e unir o continente luso-hispânico numa única federação ou a Pátria Grande.
O primeiro passo concreto foi dado em 1991 com a criação do Mercosul que visa o protecionismo comercial e político dos países membros. Depois outras entidades foram surgindo como a Alba, Unasul, Celac etc.
E por que o socialismo? Porque o socialismo tem duas vantagens, a primeira é manter os dirigentes eternamente no poder e a segunda e manter o povo na pobreza e sem direito de reclamar.
Sabemos que nenhum teórico ou ativista socialista, que mora num país capitalista, quer ir morar num pais socialista. Isso porque, o socialista teórico não vai abandonar o luxuoso condomínio, nem o carro importado que tem no país capitalista, e o socialista ativista nada tem a fazer num país que já é socialista.
Se você não sabe a diferença entre socialismo e capitalismo vamos lhe apontar as principais. Mas antes temos que explicar que num país socialista existem dois socialismos, o socialismo dos burgueses e o socialismo dos proletários.
O Socialismo dos burgueses é o socialismo dos dirigentes do partido, dos membros da alta cúpula da administração que podem comprar e vender casas apartamento, morar em condomínios de luxo, ter carro do ano, viajar para outros países, ter conta bancária, aplicar dinheiro na bolsa de valores, abrir empresas, comercio ou indústria, importar produtos etc.
O Socialismo dos proletários, é muito bom, o proletário não paga impostos porque não tem renda, gasta nada com veículos porque não tem carro, o dinheiro é escasso porque ninguém precisa dele, os alimentos são controlados pelo estado que distribui uma porção para cada família, se o proletário tiver algum dinheiro para ir a um supermercado só vai encontrar uma marca de cada produto e assim mesmo a venda é racionada. Mas o melhor do socialismo do proletário é que ele nunca fica desempregado porque é obrigado a trabalhar para o governo, sim porque tudo é do governo. Outra vantagem é que lá não existe greves, nem paralização de ônibus ou metrôs. Se fizer greve ou falar mal do governo , já sabe né?
No socialismo do proletário, comprar uma casa, apartamento ou terreno, nem pensar, não existe o direito a propriedade. Rádio e TV só as emissoras do Estado com propaganda do socialismo. Falar pelo celular com o mundo é proibido e o sinal da internet, quando tem, é controlado pelo governo. Não pode viajar de uma localidade para outra sem autorização e é proibido de sair do país. Ah, se você ainda tem alguma dúvida sobre o socialismo, pergunte para um cubano, para uma pessoa que teve parente que morou na Alemanha oriental ou mesmo para um imigrante venezuelano, norte coreano ou um chinês.
Mas afinal, o que o Foro de São Paulo tem a ver com o socialismo? Ah, você ainda não sabe? Então vamos dar algumas dicas. Todos se perguntam que poder oculto existe no Brasil, que manda no Supremo, no congresso, numa parte das forças armadas, no judiciário, nas universidades federais, nos sindicatos, nos governos estaduais e até nas igrejas.
Que poder é esse, que manda soltar bandidos, proíbe a polícia de caçar e prender bandidos, que pagou milhões para os advogados esconder e protege um tal de Adélio, que emperra processos nos tribunais até a prescrição, que diz dinheiro em malas, cuecas ou apartamentos não é crime, que inocenta políticos que comprovadamente roubaram a nação, que quer obrigar a vacinação em massa, que manda atear fogo nas nossas florestas etc?
Pois é meu caro? Se você for mesmo inteligente já sabe onde está esse poder oculto.