DE BOA VONTADE
Neste dia do servidor público quero aqui parabenizar esta categoria da qual também faço parte já há mais de 15 anos e aproveito a oportunidade para fazer um solene pedido a cada um destes profissionais: “sirvam SEMPRE com BOA VONTADE”. E por que digo isto? Pelo simples fato de que lamentavelmente o servidor público brasileiro tem a fama de ATENDER MAL, o que em muitos casos é mesmo verdade. Particularmente temo quando preciso recorrer ao serviço público, pois salvo algumas exceções, já experimentei de tudo, desde a indiferença do servidor no balcão de atendimento à proposital atitude de dificultar o já hiper burocratizado serviço público brasileiro. Isso sem falar na falta de cortesia e da aspereza no falar. O próprio Código de Ética Profissional do Servidor Público diz que: “Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral”. (Capitulo I, Secção I, IX). Já na Secção II, XIV, G, deste mesmo código, falando sobre seus deveres fundamentais fala que cada um deve: “ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral”.
Finalmente, aos que se apresentam como cristãos, a palavra de Deus também traz claras exortações para aqueles que servem a outrem, para “fazê-lo bem, não apenas quando sob vigilância, mas de boa vontade, como se estivesse servindo ao próprio Deus (Efésios 6.5-7).
Parabéns a todos os (bons) servidores públicos! Que possamos nesta data parar um pouco para auto avaliar a qualidade do serviço que temos prestado.