CANSEI! VOCÊ NÃO?
CANSEI! VOCÊ NÃO?
segunda-feira, 21 de setembro de 2020
Está cansativo em demasia viver o momento atual. No Brasil e no Mundo. As discussões, divergências, explicações de lá e de cá, boatos, mentiras, distorções e afins, acabam por criar uma situação insustentável entre todos.
Pelo que o histórico de vida mundial determina, já se passou por situações horríveis. Mas desta vez, com a tal pandemia do coronavírus, parece que tudo saiu do eixo, contexto, domínio, etc... e tal.
Agindo-se de forma fria e equilibrada, sem se deixar levar por nada nem por ninguém, é de se reparar que criaram uma situação totalmente inversa daquilo que deveria ser. Existe o vírus, a doença? Sim, eles existem. Daí que é focar neles e em pessoas contaminadas, isolando-os por completo e com presteza.
Mas, não. Inventaram de adoecer e contaminar a todos, quase sem exceção. Daí o surgimento da quarentena, que quebrou a monotonia e a normalidade existencial. No país e no mundo. E os reflexos disso só surgirão quando a poeira baixar. Ou seja, quando derem por encerrada e/ou dominada tal pandemia. Mas que, de imediato, todos fiquem sabendo que os custos e seus reflexos serão indeterminados.
Também parece existir um desconhecimento simples em grande parte da população. A proporção. Em nosso país estamos por volta de duzentos e dez milhões de pessoas. Então lê-se na imprensa que até ontem, 20 de Setembro, o país atingiu 136.532 mortos. Isso estaria dentro de uma faixa menor do que 0,1% da população brasileira.
Não é que se vá desconsiderar a morte de alguém. Claro que não. Mas a festa que a imprensa faz diariamente através de suas páginas, passa a impressão a todos de que a situação é pra lá de assustadora, e que tudo está absolutamente sem controle.
E em falar nisso, há a necessidade da própria população cuidar-se, proteger-se. Mas é fundamental manter seu nível de saúde em alta, principalmente no que diz à imunidade corporal. Ter um corpo saudável, sempre. A responsabilidade individual tem que mostrar sua cara. Se uma pessoa sente algo ou desconfia de estar com certos sintomas, deve logo buscar tratar-se e isolar-se.
O vírus não voa e nem anda como alguns possam pensar. Ele é deslocado por um corpo vivo. E com relação a muitas informações sobre a eficiência ou não da máscara, bem como o mal que ela também causa em alguns casos, tudo isso tem que ser bem analisado por todos.
É importante não se deixar levar por certas conversas fiadas, bem como informações desencontradas. Mas é fundamental manter o controle emocional e pessoal, não temendo nada além daquilo que se possa temer. Mas tem muita gente por aí que fala num deus, mas tem um medo terrível de morrer. Não deixa de ser um contra senso.
*Em tempo: é importante ressaltar que as estatísticas oficiais de mortos no país em anos anteriores, comparadas com as acontecidas até agosto, não estão acima desses parâmetros. Tem alguma coisa de muito errada nesse assunto.