ERRO GROSSEIRO EM REPORTAGEM
Prólogo
Ouso querer que este texto seja considerado um serviço de utilidade pública. Já não é mais novidade que o Ministério Público, associado às Polícias Civil, Militar e Federal, está fazendo, já há algum tempo, um excelente trabalho investigativo.
O propósito? Desvendar desvios de condutas de inimagináveis personagens públicas. O caso do padre Robson de Oliveira, gestor da Associação Filhos do Pai Eterno, possui várias decisões judiciais já publicadas.
Mas o objetivo deste meu escrito é comentar um crasso erro de reportagem. Não viso enxovalhar ou macular a honra do religioso investigado. O meu propósito é informar e ensinar.
O ERRO QUE POUQUÍSSIMAS PESSOAS PERCEBEM
"A associação Filhos do Pai Eterno se formou em 2012 com objetivo da construção da basílica, que começa a receber doações, e num curto espaço de tempo se torna um império, que movimenta valores vultuosos.". — (SIC). — (Reportagem publicada no “maisgoiás”).
VULTUOSOS OU VULTOSOS?
VULTUOSO
Trata-se de adjetivo. Designa aquele que possui os olhos salientes, os lábios e o rosto avermelhados e inchados; que sofre de vultuosidade. Exemplos:
1. O médico examina o paciente com o rosto vultuoso.
2. Se sua face permanecer vultuosa... Volte ao meu consultório.
VULTOSO
Vultoso é um adjetivo na língua portuguesa utilizado para qualificar o valor ou a quantidade excessiva de algo ou alguma coisa, sendo também atribuído para expressar coisas de grande importância ou volume. Exemplos:
1. O empresário Dr. Henrique conseguiu fechar um vultoso negócio com uma empresa pernambucana.
2. O carteiro entregou hoje uma vultosa encomenda para Luzia.
CONCLUSÃO
As palavras VULTUOSO e VULTOSO existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Claro que a maioria dos meus leitores sabe dessas diferenças e empregos corretos dessas palavras, mas depois de lerem este texto os estudantes e eternos aprendizes e autodidatas, iguais a mim ou mais recalcitrantes, certamente saberão melhor utilizar essas palavras.
Diante do exposto posso concluir: A reportagem do “maisgoiás”, que versa sobre as rumorosas e supostas falcatruas — escrevo “supostas” porque o quiproquó está sob investigação e por saber que ninguém poderá ser considerado culpado sem provas irrefutáveis — do padre Robson de Oliveira na frase "movimenta valores vultuosos" ficou sem sentido claro no contexto.
_________________
NOTAS REFERENCIADAS
– Textos livres da Imprensa Brasileira para consulta;
– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.