NO FUNDO DO POÇO DOS DESEJOS PERDIDOS:A LEUCOARAIOSE SOCIAL

PRECISO FALAR DO DESERTO

Mídia/ sociedade/cultura/neurociência/ política

OPINIÃO:

Ontem, assistindo pela primeira vez o programa "Provocações", aquele que era feito pelo saudoso ABUJAMRA, agora em nova versão, inclusive na moderníssima #emcasa, fiquei impressionada com uma alegação SUBLIMINAR do âncora ao entrevistado, um famoso escritor; a de que na época de franca CORRUPÇÃO as empresas populares cresciam a olhos vistos e o povo era mais feliz, inclusive banqueiros e empresários, porque o crédito era barato."As casas Bahia fecharam o Anhembi", foi algo mais ou menos assim que ouvi.

Ele só não explicou, para quem não vivenciou a era, o porquê.

O que quero desabafar: é impressionante como se subestima a era que nos destruiu, mesmo por parte dos "grandes intelectuais" que se consideram formadores de boas opiniões.

Eu tenho pra mim que o que mais formaria opinião sensata e fidedigna, aquela norteada pela velha lógica, lembram?- seria a dor coletiva dos ossos se não estivesse ela anestesiada, tipo "alegria sem causa", pelo crescente e insofismável "não saber" coletivo...

Educação,única maneira justa e humana de não se tornar o caos do sofrimento em próspera poesia estilo ficção fabulosa.

De fato é preciso um baixo senso cognitivo de tempo e espaço,aquele fornecido pelo crônico furto de tudo que a CORRUPÇÃO nos protagonizou, inclusive a furtada negação geracional da EDUCAÇÃO, único instrumento de formação humana e humanística que discerne e luta pelo progresso do meio: a se fazer a correta separação do joio do trigo dos tempos sucessivos de incontáveis mazelas sociais.

Afora ela,necessário se torna muita ANESTESIA DA ALMA para não entender o CONTINUUM POLÍTICO do todo que nos trouxe à triste linha de chegada da nossa agonia social atual.

Acredito que só vivendo e olhando e vendo bem de perto, sem adicção alguma para as dores reais, para se escutar uma arguição televisiva daquela e não se ficar indignado como pretenso cidadão, ao menos aquele do poço dos desejos da bela teoria Constitucional.

Por dedução da conversa ali exposta ao público entendi que a CORRUPÇÃO, aos olhos de alguns expoentes da mídia, justifica todas as falsas alegrias que nos conduzem ao fundo do poço dos desejos perdidos. Coisa banal se furtar uma Nação por inteiro no alicerce das vidas perdidas.

Pelas televisões tudo pode ser engendrado e manipulado subliminarmente sob a alegação de arte e exímia intelectualidade.

Mas...estamos numa LEUCOARAIOSE SOCIAL: degeneramos o discernimento no cerne da grande massa. É a minha percepção.

Esse termo (que é técnico na neurociência-rarefação específica duma região da massa encefálica) eu acabo de transladá-lo para a nossa sociedade abandonada em tudo e sem consciência de si mesma.

É só fruto do meu sentimento de indignação pelos sociais campos minados de dor.

Deduzo que não foi a toa que chegamos abaixo da linha da miséria holística como Nação.

Hoje a mídia noticia -em plena PANDEMIA que já matou mais de cem mil brasileiros-pessoas em situação de rua vendendo a vinte reais um lugar na fila dos abandonos para o atendimento de serviço à teórica cidadania.

Aliás, pergunto ao nobre âncora e a quem souber responder: qual era mesmo o conceito prático de Cidadania?