O PSICOPEDAGOGO X O ESTUDANTE E A ESCOLA PÓS PANDEMIA

Há alguns meses atrás, jamais imaginaríamos o cenário mundial que nos encontramos. Com o eclodir da pandemia, o mundo precisou aprender uma nova forma de viver, de conduzir sua rotina, seu trabalho, suas relações e seus estudos.

A família passou a esculpir novos formatos, e um assunto vem sendo uma grande preocupação – O desempenho dos estudantes e das escolas pós pandemia. O formato de estudos EAD, vem sendo o grande player para contornar a situação dos alunos, e uma ferramenta que por muitos, está sendo conhecida apenas agora. Entretanto, nem todos os alunos tem o privilégio de acesso à internet ou equipamentos que os permitam acesso às aulas e informações trocadas. Há um grande déficit no alcance de um número considerável de alunos, especialmente da rede pública.

Outro tema que deve ser avaliado com muita cautela, são as relações familiares que podem influenciar no comportamento e êxito do aluno. É sabido que, um lar harmonioso, onde os fatores de proteção predominam, influenciam claramente sobre o desempenho do estudante. Com esta nova realidade, onde os pais estão realizando trabalhos em sistema home office, ou nos piores cenários, perderam seus empregos, houve o surgimento de um ambiente de stress, de insegurança, ansiedade, e que em muitos casos afetam diretamente o aprendiz.

No retorno às aulas, e em um contexto de pós pandemia, as escolas já devem se preparar para esta nova realidade, onde além do acompanhamento de distribuição de conteúdo, deverá ser realizado todo apoio e auxílio aos alunos que forem identificados com alguma dificuldade. Esta orientação deverá ser avaliada conjuntamente com o psicopedagogo.

O papel do psicopedagogo nesta “nova escola”, será de extrema importância. Novos formatos de ensino surgirão, novos sistemas de avaliação irão despontar, e o próprio estudante precisará se moldar nesta nova configuração. O lado humano e da empatia, caminharão lado a lado com a relevância do desenvolvimento cognitivo e aprendizagem de conteúdo. O psicopedagogo estará atento à todas as transições, e preparado para agir dentro de cada dificuldade. Seu objeto de trabalho, seu saber e objetivo, é analisar como o indivíduo aprende, e dentro da instituição seu papel é destacado por trabalhar em conjunto e de forma interativa, com os membros da escola. Ele precisará diagnosticar e intervir de forma conjunta, orientando professores, revendo planos de aula, revendo métodos de ensino, e planejando de forma conjunta a melhor forma de se trabalhar com os alunos, dentro desta nova circunstância.

O principal foco será integrar o corpo escolar objetivando o desenvolvimento do estudante. Irá trabalhar como mediador no processo de ensino/aprendizagem, fazendo a prevenção através de ações pedagógicas junto aos professores, diagnosticando dificuldades, orientando e intervindo quando necessário.

Mirela Andreão
Enviado por Mirela Andreão em 07/08/2020
Reeditado em 07/08/2020
Código do texto: T7028940
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