A Cultura do Cancelamento!
"O LADO SOMBRIO DO MUNDO QUE MELHORA"
(FERNANDO SCHULLER)
(resumo)
1 - Na cultura do cancelamento não há a idéia de "divergência".
2 - Há quem veja nas técnicas de cancelamento uma saudável "supervisão" da sociedade sobre os indivíduos (para que andem na linha, suponho.)
3 - O cancelamento não tem a ver com justiça, mas com poder. Em regra, é feito para causar dano moral e profissional ao divergente.
4 - ...vai direto ao ponto: "editores são demitidos por publicar artigos controversos; jornalistas são impedidos de escrever sobre certos temas; professores são investigados por citar obras de literatura em sala de aula".
5 - A lógica do cancelamento é feita exatamente para que você não arrisque. Diga apenas o que pode ser dito. E o erro é uma impossibilidade, dado que há sempre uma "intenção" e algo indesculpavelmente grave em tudo o que é dito.
6 - Há dois riscos nisso tudo. O primeiro é a distração sobre aquilo que realmente importa combater. O segundo é o cultivo da conformidade e do medo na cultura pública. Medo dos temas que não devem ser tratados, dos livros ou dos dados que não devem ser citados e das perguntas que não devem ser feitas.
7 - O teórico que gosta de mostrar, com uma infinidade de dados, que o Mundo sempre melhora talvez precise reconhecer que, ao menos em um aspecto -- bastante sombrio -- estamos piorando.
"O LADO SOMBRIO DO MUNDO QUE MELHORA"
(publicado no DIÁRIO DO PARÁ de 23/07/2020, pag. B11)