Maledicência

É difícil encontrar quem não tenha feito críticas destrutivas. Elas são feitas por via de regra na ausência da pessoa criticada.

Eu aprendi ao longo dos anos com a religião católica a evitar falar mal dos outros, evitar críticas violentas ou impiedosas. Mesmo assim, só muitas vezes a idade, a experiência e o aprofundamento nos exemplos da religião (livros, homilias, contatos pessoais etc) nos tornam mais avessos a fofocar.

Longe de ser perfeito, muitas vezes na vida, durante conversas eu me vi falando coisas dos outros, que me arrependo de ter falado - mesmo que fossem verdades, pois em geral a gente não precisa falar. É preciso o auto-policiamento.

A sociedade incute o hábito de todos falarem mal uns dos outros. E muitas vezes acabamos dizendo coisas desnecessárias por falta de presença de espírito para desviar habilmente o assunto. Mas honestamente, a maledicência pode agradar a Deus?

Ultimamente venho lembrando coisas do meu "passado remoto". Hoje eu recordei algo de muitos anos atrás, quando era jovem, havia saído de uma empresa para ingressar em outra. Um dia encontrei uma ex-colega e perguntei sobre o pessoal. Ao indagar sobre outra ex-colega que trabalhava no mesmo setor, a resposta foi esta:

"Está a mesma coisa. Continua burra, feia e pobre".

Um pequeno exemplo do tema deste artigo...