Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O que é a psicoterapia ?

Muitos devem se perguntar ou já perguntaram o que é terapia, o que se faz na terapia ou por que ir a terapia. Sem duvidas é uma pergunta difícil de responder, não é algo simples de ser posto e ainda mais se for para ser respondido na hora, ter a resposta dessa pergunta é tão difícil quanto responder coisas como; “o que você quer ser quando crescer ?’’ ou “ Qual tipo de pessoa você gostaria de se relacionar?”. São perguntas que são difíceis de se responder, e mesmo que tenha uma resposta, não quer dizer que será uma verdade quando chegar o momento. Não entenda mal, não quer dizer que não entendamos a terapia, a real questão é, será que alguém um dia realmente entendeu o que é a terapia?
Quando Freud desenvolveu a psicanálise, ela tinha uma ideia de que fosse algo tão preciso quanto um tiro ou uma cirurgia, mas desde então parece que só foram vários tiros no escuro, ou então fazer uma operação com uma venda. Se ele tivesse sido tão certeiro quanto desejara no passado, certamente não viriam tantos outros depois, como Lacan, Klein, Winnicott entre outros nem mesmo as outras escolas dentro da psicologia, como Beck ou Skinner, Moreno ou Rogers Conseguiram escrever um guia definitivo para a terapia de um ser humano.
Calma, não precisa desistir de nos psicólogos ainda, conciliar o que é terapia com o trabalho do terapeuta não é o nosso propósito, dizer que há uma só resposta seria dizer que só há um tipo de humano, e na verdade há em torno de 7 bilhões, e contando. Quando tratamos de humanos estamos indo além de uma ciência natural ou matemática, que o objetivo é uma resposta concreta e concisa que irá sanar as duvidas sobre o universo e levara a novas perguntas mais e mais grandiosas, nossa preocupação é por que o marquinhos está com medo de ir para a escola, ou por que a dona Irene está com medo de voar e por que você tem tido sonhos eróticos com aquele colega de trabalho. Nossa preocupação não é desvendar o mundo e sim procurar como fazer ele melhor, partindo daquilo que faz o mundo ser mundo, o ser humano.
É inevitável pensar que a terapia pode não ser funcional ou agradável, já que é dubio o que ela é ou o que ela pode fazer por mim, e isso é um questionamento muito correto, pois nós mesmos não temos uma resposta final para o que é a terapia. Mas isso de forma alguma quer dizer que ela não pode ser respondida por aquele que é o principal nela, o cliente.
Quando se começa a terapia não muito depois, diria que 5 minutos, você já de duas uma, estará ansioso para contar mas não sabe se pode confiar as informações da sua vida para aquela pessoa ali na sua frente com seu semblante enigmático pensando que ele pode na verdade, futuramente estar julgando seus desejos mais profundos por geleia de amora, ou vai esvaziar uma enxurrada de historias que estava te enchendo por dentro que faria você explodir se segurasse por mais um mês. Não importara muito para você o que ou que fara a terapia, por que na verdade, sua cabeça estará focada em entender o porquê não se para de falar da sua mãe nas últimas 10 sessões. Nesse caminho que é a terapia não nos perguntamos para que serve ou qual sua finalidade, isso é um caminho que é construído juntos, é uma estrada nublada que não pensamos para onde ira e sim que percebemos que estamos indo, e isso é o importante. No final desse caminho, talvez, você mesmo consiga responder a essa pergunta, e não duvido que a resposta seja muito diferente de “foi algo que me fez bem”.
Juanv
Enviado por Juanv em 30/06/2020
Código do texto: T6991887
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Juanv
Osasco - São Paulo - Brasil, 23 anos
16 textos (221 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/07/20 16:26)
Juanv