A ARTE SEMPRE A NOS ENSINAR

A ARTE SEMPRE A NOS ENSINAR

"Ebony and ivory"

"Ebony and ivory live

together in perfect harmony

side by side on my piano

keyboard ,oh lord, whydon't

we?

We all knowthat people are

the same there is good and

in ev'ryone (...)"

(Stevier Wonde and Paul Mctatney)

Se Ébano e Marfim vivem juntos em perfeita harmonia,lado a lado, nós meros mortais não temos essa capacidade. Sim, é uma idealização dos artistas, mas é tão difícil assim? Acredito sem medo de errar ,impossível uma harmonia entre seres humanos, pelo simples fato de que de uma forma ou de outra já está entranhado na maioria esmagadora dos indivíduos essa estranheza, do olhar do outro como algo diferente, imperfeito quando não, ele acha exótico, pois foi socializado para isso.

De qualquer forma, o ser humano de uma maneira ou de outra vai sempre se achar melhor em relação ao seu semelhante. Pode até aceitar, conviver,contudo,lá dentro do seu interior vai dizer que alguma coisa faz a diferença.

Assim , como a letra da música vai nos levando a refletir que existem todo tempo pessoas boas ou más, você pode ir Para o Japão, Holanda, Suíça,não importa, se tem ser humano, tem as diferenças. Elas de algum modo vai ser o mote de toda essa celeuma. O bem, o mau nem sempre vem de uma educação mal conduzida, já está comprovado isso, tem lá dentro, o que se chama índole.

É o que experimentamos atualmente aqui no Brasil. Uma rejeição, uma intolerância escabrosa, isso não quero dizer que na nossa história não existisse toda uma série de intolerância, vide o racismo, os preconceitos de praxe de qualquer sociedade, umas mais outras menos. Sim, nossa sociedade sempre foi muito injusta para com as classes menos favorecidas, isso não se discute, é fato. No meu entender a novidade nos novos tempos é uma predisposição para o ódio gratuito, menos tolerância, menos compaixão para com o outro, disseminação do preconceito, do racismo sem nenhum pudor, é como se quisessem mostrar sinal de coragem, distanciamento do outro tanto economicamente, quanto na distinção de cor, mesmo que esteja na mesma classe, no mesmo nível educacional, contudo, na fantasia dessas pessoas o importante é se sentir bem longe dos que eles elegeram como inferiores.

A situação piorou mais ainda com essa dualidade da direita e da esquerda. Os que se enquadram na ala da direita resgataram as sombrias e dolorosas experiências ideológicas do passado como o fascismo e o nazismo, esse último por ser muito condenado muitas vezes é disfarçado, no entanto, a vontade, o desejo é tamanho que não dá para esconder, é como se algo tentasse se meter em algum lugar, mas que tenha ficado o rabo para fora, pronto, fica exposto de uma maneira ou de outra.

Não tem como não mencionar agonia que vivemos atualmente com a pandemia do coronavírus e muitos estão se lixando para esse padecimento de tantas vidas. É cruel esse jeito de comportar desse novo ser humano brasileiro. Como bem diz a música, existem pessoas do bem e do mal em qualquer lugar, porém, pela experiência que estamos vivendo esse despertar para o passado, o passado maléfico que muitos brasileiros resgataram está fazendo a diferença danosa para o Brasil que poderia está em melhor situação quanto essa doença, mas cada vez piora por falta da palavrinha mágica que tendo nossas diferenças existia, a chamada solidariedade.

inclemente
Enviado por inclemente em 25/06/2020
Código do texto: T6987317
Classificação de conteúdo: seguro