O transtorno da personalidade narcisista

Há algum tempo, os psicólogos, terapeutas e profissionais da saúde mental têm tido sua atenção chamada para algo que sempre existiu mas que, por muitos anos, sempre foi tido apenas como um traço da personalidade, maneira de ser de alguém: o transtorno da personalidade narcisista. O nome deste transtorno é bastante apropriado, pois remete ao mito de Narciso, o rapaz que se enamora da própria imagem. Falando em narcisismo, também podemos falar em um dos sete pecados capitais, a soberba – também chamado de vaidade – o qual o diabo, interpretado por Al Pacino em O advogado do diabo, diz ser o seu pecado predileto.

O que tem levado com que muitos tenham passado a levar mais a sério esse transtorno de personalidade, que antes não chamava tanto a atenção? Bem, podemos dizer que antes de dizia de pessoas narcisistas que era o jeito delas, ou então que elas seriam pessoas “complicadas, com problemas”, visto que muitos narcisistas agem de maneira que possamos pensar que possuem problemas mentais. Entretanto, o transtorno de personalidade narcisista não é um problema de saúde mental como a depressão, ansiedade, esquizofrenia, borderline, transtorno obsessivo-compulsivo, bipolaridade ou tantos outros que formariam uma lista extensa. O narcisismo foi reconhecido como um transtorno similar à psicopatia ou sociopatia. Narcisistas são perversos ao extremo, verdadeiros vampiros que escolhem vítimas para lhes fornecer o suprimento psíquico e que necessitam. Sim, eles são vampiros psíquicos e sugam as energias das pessoas que convivem com eles. Para termos uma ideia do quanto é danosa a convivência com narcisistas, vejamos os depoimentos de filhos de pais ou mães narcisistas, que comprovam que eles são pessoas perversas, tóxicas, manipuladoras e que não desejam a felicidade de ninguém.

Quem namora um narcisista (homem ou mulher), tem um na família ou tem a má sorte de ser filho de pai ou mãe narcisista sabe do que eles são capazes: fazem a pessoa se sentir um lixo, incapaz, incompetente, inútil e sempre culpada. Apenas quem vive com eles sabe o quanto é difícil aturá-los. Eles sempre se acham superiores, criticam qualquer coisa nos outros e amam ridicularizar, xingar, humilhar e costumam escolher alguém (que será sempre alguém a quem possam chamar de inferior) para ser o seu “saco de pancadas”. Pais e mães narcisistas optam por um filho para ser o “bode expiatório” e esse filho será a lixeira na qual o narcisista jogará todo seu lixo psíquico.

Infelizmente, como temos a tendência a ver pais e mães como figuras sagradas, sempre infalíveis e intocáveis, isso levou várias pessoas a sempre minimizar, colocando os “panos quentes” para justificar o comportamento perverso desses pais. Os filhos de narcisistas que são escolhidos para bode expiatório cresceram sob constante pressão, sofrendo humilhações, nunca entendendo o que podia haver de errado com eles para que seus pais estivessem sempre aborrecidos, comparando-os a outras pessoas de forma desfavorável e mesmo agredindo-os fisicamente. Que ninguém venha dizer que isso é maneira de amar ou falar que esses pais amam mais o filho alvo de suas perseguições. Narcisistas não amam ninguém. São pessoas pobres e vazias por dentro que precisam destruir alguém para que suas vidas tenham sentido.

Talvez você, filho ou filha de narcisista, já tenha ouvido ao se queixar de seu pai ou mãe cruel: “Ele é seu pai, você tem de entender que é o jeito dele”; “Todos os pais amam os filhos, procure entender”; “Todos os pais amam os filhos, a sua mãe ama você.” E, caso o bode expiatório se revolte com o tratamento, principalmente quando vê que sempre é colocado em posição inferior ao do filho privilegiado, provavelmente ouvirá desculpas do tipo: “É que seus pais amam mais você, por isso exigem mais de você, aprenda a lidar com isso”. E os pais narcisistas fazem de tudo para infernizar a vida do filho que escolheram. Aliás, a vida ao lado deles é um inferno. Do nada, ao ver você quieto, vêm lhe provocar com xingamentos, ridicularizando-o, colocando-lhe apelidos ridículos, apontando para um defeito seu, chamando-lhe a atenção para um erro que tenham cometido para jogar na sua cara que você não faz nada direito e, caso haja uma pessoa estranha por perto, isso será ótimo para eles, que vão se aproveitar para lhe humilhar na frente dos outros. E eles vão lhe provocar apenas para ter o prazer de dizer que você é uma pessoa desequilibrada e ele tem o fardo de conviver com uma pessoa sem controle emocional.

Eles nunca admitem que alguém seja melhor que eles e por isso se cercam de pessoas que possam chamar inferiores para poder se dizer superiores. Um homem, professor, casou com a filha de uma empregada doméstica e passou a vida a humilhá-la, dizendo que ele havia se rebaixado casando com uma mulher sem classe e sem categoria. Ele adorava dizer a essa mulher (que morreu antes dele, embora fosse bem mais jovem) que havia muitas moças de boa família e com educação que queriam casar com ele. Por que, então, casou com uma inferior (segundo o entendimento dele)? Com certeza para poder se dizer o inteligente, o máximo. E entre os três filhos que eles tiveram, ele fez a filha mais velha de bode expiatório. A moça reclamava que ele, do nada, vinha humilhá-la, chama-la de gorda, fazer piadas chamando-a de negra e dizendo que ela deveria cuidar da casa, pais e irmãos. Lamentavelmente, como ele era uma pessoa muito amável fora de casa, ninguém queria acreditar que ele fosse tão cruel. Além disso, para as pessoas de fora, ele dizia que era um coitado que tinha que carregar a casa nas costas, pois estava cercado de incapazes e parasitas.

Os narcisistas sempre difamam os membros de suas famílias, jogam uns contra os outros, querem que todos pensem que ele é um infeliz cercado por monstros cruéis, um incompreendido. Porém, eles são os que destroem as vidas dos outros. Canais como o de Virginia Coser (filha de mãe narcisista) têm alertado para os danos que essas pessoas causam. Eles adoecem quem está com eles. O neurocirurgião Kurt Mendonça, autor do livro Sobrevivendo a Narcisistas Malignos, atendeu muitas pessoas que tinham sintomas parecidos com os de tumores cerebrais e ficou pasmo ao ver que elas, além de estar saudáveis, vinham de lares dominados por narcisistas.

Cada vez mais, pessoas vítimas do relacionamento com narcisistas têm prestado depoimentos que devem servir para que entendamos os danos que esses seres são capazes de causar. Ninguém deve pensar que narcisistas são pessoas com problemas de ordem mental. Eles são monstros desprovidos de empatia e capacidade de amar. Não querem ver as suas vítimas felizes e querem destruir sua autoestima, fazendo-as crer que não são nada sem eles. Pais narcisistas nunca demonstram afeto pelos filhos e não querem que eles sejam independentes, tentando manipulá-los com a desculpa de que os filhos são incapazes de viver sozinhos e precisam deles para tudo, mas não é por amor. Eles querem sugar a energia vital para se satisfazer. O professor citado acima adora dizer aos outros que a filha é uma coitada que vive como Gata Borralheira, uma eterna criança sem experiência que nada sabe da vida.

Então, vamos levar a sério esse transtorno que tem danificado as vidas de muitas pessoas.