FAKE NEWS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Fake news circulam nas redes sociais minimizando a gravidade da pandemia e gerando falsa esperança de cura para o vírus amaldiçoado. Não há cura para a covid-19, infelizmente. Mas há gente ruim no mundo, que por interesses próprios, sejam econômicos, políticos, religiosos, aproveitam o estado de pânico para disseminar notícias falsas, apelando para a emoção daqueles que as compartilham, sem a devida checagem, especialmente porque são informações que validam ou reforçam sua crença.

Tais notícias, falsas, indicam alho, chá de ervas, água com vinagre, cloroquina, dentre outros, como a cura para a covid-19, quando o que se sabe até hoje é que a “cura” depende de cada organismo e não de tratamento específico. Nem mesmo o tal óleo consagrado, oferecido aos cristãos como imunização contra a doença, resolve. O próprio corpo se cura da infecção, ajudado pelo controle dos sintomas, quando analgésicos e antitérmicos, por exemplo, são prescritos para alívio desses, repito, mas não para a cura, que é espontânea.

Tenho observado nos vídeos e áudios, o perfil dos “especialistas” que descobriram a cura (alguns chegam a vendê-la!): apresentam-se, em geral, como pastor e falam em nome de Jesus. Sinto muito pelos pastores que respeitam o nome de Jesus e não fazem uso de seu santo nome em vão, como bem diz a Bíblia, sei que há gente honesta na Igreja, mas essas informações já me fazem desconfiar da veracidade do conteúdo propagado.

Citando a passagem da Bíblia que diz que José orientou o povo do Egito a semear a terra e da colheita destinar um quinto a Faraó, um pastor vende a “Semente sê tu uma bênção”, com entrega em todo o Brasil. “Você manda o comprovante de depósito da oferta de mil, que você vai fazer, ou de 500 reais, ou de 200, tá? É muito importante, tá bom? Vamos orar, então? Pai querido e amado, te agradeço por ter nos dado essa inspiração, essa bênção, que é a Semente sê tu a bênção...”, diz o bom pastor (link do vídeo no final da página).

Além das fake news que espalham promessas de cura, outras têm sido compartilhadas com as mais diversas mentiras, uma amostra do que seus produtores são capazes: caixões sendo enterrados vazios (inicialmente em Manaus, depois no Ceará, nesse caso declarado por uma deputada, pessoa pública de quem se espera responsabilidade) e distribuição de máscaras contaminadas em Fortaleza (quando estas foram produzidas com material nosso e por costureiras locais, inscritas em projeto de geração de renda da Prefeitura), são exemplos recentes.

Vivemos um momento de muito medo, mas precisamos ser menos ingênuos. As notícias podem ser checadas nos sites oficiais, que já oferecem esse serviço. Vamos nos ater às fontes confiáveis, aos pronunciamentos oficiais e coletivas de imprensa transmitidas via TV. Considerar Whatsapp e Facebook como fontes seguras é um equívoco. Vamos dar ouvidos ao que dizem médicos, profissionais da saúde e cientistas, suplico!

***

Vídeo "Semente sê tu uma bênção" disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1458&v=iDhf1HjkknU&feature=emb_logo

https://saude.abril.com.br/medicina/tratamento-do-novo-coronavirus/

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51708763

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 09/05/2020
Código do texto: T6942400
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.