EXEMPLOS DE SOLIDARIEDADE

A Pandemia do vírus Chinês que assola o mundo, contribuiu para nos mostrar o quanto ainda existem pessoas solidárias pelo mundo à fora. A todo momento se vê nas redes sociais, o exemplo de pessoas dividindo o pouco que têm com outras que têm menos ainda. Esta rede de solidariedade humana é emocionante e nos faz refletir sobre um dos mandamentos deixados por Jesus Cristo: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Esta corrente do bem iniciou-se no Brasil por causa do fechamento de bares e restaurantes, o que deixou os caminhoneiros sem ter um local para fazer suas refeições. Sem o trabalho desses bravos guerreiros, os supermercados ficariam sem abastecimento e o momento que já é ruim, ficaria ainda pior, com a falta de alimentos.

Foi quando alguém teve a ideia de fornecer marmitas para os caminhoneiros gratuitamente, ao longo das rodovias que cortam o Brasil. A partir daí o exemplo de solidariedade se multiplicou.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, que se notabilizou em todo o Estado por causa das festas que ofereceu à população potiguar antes da Pandemia, teve uma atitude que ainda não se viu em nenhum município ou estado do País: Ele retirou as pessoas que vivem na rua e as alojou em escolas da cidade. Os moradores, que deverão ficar nesses abrigos durante o período de isolamento, recebem refeições, material de higiene pessoal e assistência médica, caso necessitem.

O gesto do prefeito, que não devemos esquecer é sua obrigação, foi muito bonito e surpreendente aos olhos dos torcedores do ABC e aos meus. Porém, é bom lembrar que não foi suficiente para nos fazer esquecer que ele não cuida bem da Educação. Não dá para com um simples gesto, esquecer que ele prefere oferecer festas ao povo, do que pagar o piso salarial de 12,84% aos professores. Um gesto imperdoável e inesquecível.

O mundo também se surpreendeu com o gesto de Cristiano Ronaldo, ao ceder as instalações de um dos seus hotéis, para que fosse transformado em hospital. De acordo com informações da Internet, Cristiano, Neymar e Messi, jogadores de futebol endeusados pelo amante do esporte, fizeram doações consideráveis para o combate ao Vírus Chinês.

Os hábitos das pessoas foram modificados pelo vírus, obrigando todos à uma quarenta, que se estende desde meados de fevereiro. Na Itália, por exemplo, um dos países mais castigados pela pandemia, os artistas realizam shows para os vizinhos, nas varandas de suas casas, deleitando-os com espetáculos belos e emocionantes.

Por todo o mundo se vê vizinhos se oferecendo para fazer compras ou pagar contas para os mais idosos. É comovente ver que, embora vivendo em um mundo cheio de vaidade e egoísmo, as pessoas ainda se preocupam umas com as outras. Governadores de vários estados pelo Brasil à fora renunciam a 15% ou 30% de seus salários e doam esses valores para o combate à pandemia.

Ainda estou esperando tal gesto ser realizado pela governadora Fátima Bezerra, seu secretariado e seus cargos comissionados. O prefeito também ficaria bem na fita, caso participasse desta ideia juntamente com os vereadores de Natal. Afinal, todos estão de olho nos salários dos servidores, que recebem em média, a merrequinha de dois, três mil reais por mês. E lembrando que, os servidores do Estado recebem seus salários parcelados e têm dois salários atrasados desde 2018. Não é, dona Fátima?

Os deputados estaduais, federais e senadores do RN também poderiam fazer algum gesto de solidariedade neste momento de dificuldade pelo qual todos nós passamos. Juízes, promotores e desembargadores se fingem de mortos. Esse povo bebe e come feito esmeril da França às custas do nosso suor, mas não toma uma atitude que nos faça admirá-los.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o salário-base de um deputado federal é estimado em mais de 33 mil reais. A este valor é acrescido verba para contratação de pessoas (RS 106.866,59), auxílio moradia (R$ 4.253,00) e mais: cota gráfica, ajuda de custo, entre outros penduricalhos que nós nem ficamos sabendo, mas que engordam bastante o valor a ser recebido.

A pergunta que nos queima é a seguinte: Esse povo que ganha tão bem à nossas custas, não conhece a palavra solidariedade? Pelo visto, não sabem ou simplesmente fingem não saber. Não passam de sanguessugas, aproveitadores, seres inúteis levados ao poder por um bando de ignorantes produzidos por eles próprios.