A desigualdade de gênero na sociedade contemporânea

A diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho são motivos de questionamento e constantes debates, elas enfrentam diferença salarial, precomceito, e diversos outros problemas.

A Constituição Federal Brasileira e a Consolidação das Leis do Trabalho proíbem a discriminação e qualquer diferença salarial baseada no gênero quando é exercida a mesma função, porém, o Brasil ainda é uma sociedade machista e preconceituosa, que cria obstáculos inaceitáveis para as trabalhadoras.

No século XX, em função das mudanças ocasionadas no mundo e em várias áreas, às mulheres obtiveram direito ao estudo, as barreiras, entretanto, foram muitas, porque a sociedade permitia que elas estudassem apenas funções domésticas, como aprender a cozinhar. Em busca do trabalho, funções domésticas e o próprio magistério ficava como opções para as moças mais pobres.

A situação das mulheres ainda não é a ideal, e está longe disso, porém, não podemos desconsiderar os grandes avanços que ocorreram durante todos esses anos, e que se espera que continuem acontecendo, atualmente, mesmo com tantas diferenças, a mulher já possui grande influência na sociedade e no mercado de trabalho, demonstrando cada vez mais, a força do sexo feminino.

Arthur Sehnem
Enviado por Arthur Sehnem em 15/03/2020
Código do texto: T6888383
Classificação de conteúdo: seguro