10 lemas do bom trabalhador
10 lemas do bom trabalhador
1. Na dúvida, pergunte.
2. Continua na dúvida, pergunte novamente e quantas vezes forem necessárias.
3. Faça correto sempre. Você pode precisar se espelhar numa atitude passada (ou num lançamento passado, entende?). (Se ela (ele) tiver sido errada (o), você viverá uma espécie de ciclo vicioso de erros).
4. Seja honesto. Sempre. Errou? Assuma. Detectou um erro? Conte. Percebeu que alguém esqueceu de anotar algo? Fale. Não finja que não percebeu qualquer tipo de erro. (Cuidado com a lei do retorno).
5. Seja sério no que faz. Não seja rude.
6. Domine a sua função completamente. (Não seja um parasita dos outros).
7. Aprenda a resolver problemas.
8. Aprenda a antecipar problemas. (Sério! Aprenda a antecipar problemas. A diferença entre resolver e antecipar um problema é abismal).
9. Saiba utilizar bem o tempo. Alguns minutos de ociosidade podem significar momentos de apuro excessivo depois.
10. Duvide de tudo. Sempre. Não caia nessa de pensar que: “ah, já sou bom no que faço”, “ah, isso aqui nem precisa conferir que sempre dá certo mesmo”, “ah, tô sem tempo hoje, então vou conferir correndo e não é possível que justo hoje vai dar errado”; acredite: sempre que houver a possibilidade de algo dar errado, dará. É assim que devemos pensar a fim de evitar problemas maiores. Confira tudo, sempre. Revise. Se for necessário, comece do zero novamente. A única maneira de trabalhar de maneira segura e tranquila é tendo total certeza do que se está fazendo.
Nelson Figueira
Filósofo amador
https://umfilosofoamador.blogspot.com/