OS PAIS NUNCA SERÃO OS MELHORES AMIGOS DOS FILHOS

Tenho 26 anos ininterruptos atuando como professor de crianças e adolescentes, sempre mantendo uma relação de confiança com os alunos, portanto sei bem o que vou afirmar.

Engana-se o pai ou a mãe que acredita piamente que eles são os melhores amigos dos seus filhos ou filhas. Não são e realmente não deveriam ser, pois a relação entre pais e filhos não deve ser horizontal tal como alguns pensam ser a ideal.

Os pais têm uma função específica que pouco se assemelha ao papel de amigo. A primeira exige que exista hierarquia, disciplina, obediência, respeito e controle. Os pais que não ensinam isso na prática aos seus filhos estão condenando-os ao fracasso e à própria destruição.

Aqueles que confundem as funções de pai e mãe com a de amigo, estão impedindo que seus filhos assumam responsabilidades, aprendam obediência e limites. Serão pessoas incapazes de lidar com os outros, especialmente em situações em que exijam uma relação de hierarquia.

É possível ter uma relação de amizade e confiança entre pais e filhos, mas jamais os pais serão eleitos como os melhores amigos das proles, pois quando os pais são responsáveis eles vão cobrar, punir e exigir responsabilidades dos filhos, afinal, os pais acabam sendo responsabilizados pelo comportamento e resultados dos filhos. Eis uma das razões pelas quais os pais responsáveis, que querem o melhor para os seus filhos, acabam conquistando o rótulo de "chatos".

Os pais censuram e cobram comportamentos, porque eles, ao contrário dos amiguinhos, têm consciência de que serão responsabilizados pelos erros dos filhos. Eis a razão de amigo ser diferente de pai. Deu pra entender? É cada um no seu quadrado, o resto é modinha!

Ivan Lopes, janeiro de 2020.