GUERRA DO PARAGUAI 1864/1870
Assisti hoje documentário da guerra do Paraguai e alguns fatos me chocaram, como o fato de morrer em torno de 50 mil brasileiros e argentinos, e o fato de morrer mais de 300 mil paraguaios, numa guerra de 1864, até 1870 aproximadamente, até caçar e matar Sólon Lopes ditador presidente do estado Paraguaio.
Entendi que o estopim que deu início foi o fato do Brasil interferir na troca de governo do Uruguai, e diante disto Sólon Lopes invadiu o Mato Grosso declarando Guerra contra o Brasil, sua motivação era que o Rio da Prata era o único meio de chegar ao mar (oceano Atlântico) para fins de comercio exterior e a manobra brasileira poderia interferir com a passagem pelo Rio da Prata que dava acesso fluvial até Assunção, capital do Paraguai.
Tal fato motivou o Brasil a assinar a tríplice aliança com Argentina e Uruguai.
Sólon Lopes desde que assumiu o governo estimulou todo homem a ter uma espingarda e um cavalo e ficar pronto para lutar, e por isto quando declarou guerra tinha pronto mais de 60 mil soldados; enquanto o Brasil e a Argentina contava com apenas 18 mil soldados, mas apesar disto na batalha inaugural de Riachuelo, por uma estratégia que mudou em função da quebra de uma hélice da embarcação, os soldados que deveriam atacar na madrugada, atacaram no final do dia e perderam esta primeira batalha, com morte de mais de 10 mil soldados.
Duque de Caxias, militar exímio ajudou em muito a chegar até assunção tomando tudo que havia pelo caminho, contudo chegou em uma cidade abandonada e apesar da ordem de continuar até a captura de Sólon Lopes, pediu demissão do cargo por achar que seria o coveiro da população paraguaia no caminho da captura, em seu lugar o genro do Imperador Pedro II, (Conde D’ EU) foi designado e continuou a campanha até a captura um ano depois.
Interessante que a campanha de recrutamento no Brasil começou como Voluntários da Pátria e continuou com promoção de festas para captura de homens para servir de soldados para a frente de batalha; por outro lado o Paraguai no final tinha apenas meninos de 10 a 12 anos lutando a guerra defensiva e de retirada.
Com certeza foi a maior guerra do século XIX, e com certeza foi a maior guerra das Américas em todos os tempos. 29/12/2019.