Inspirados e conectados

As pessoas mais atentas já observaram, na entrada da maioria das cidades, alguns marcos com uma roda amarela. A chamada roda rotária é o símbolo do Rotary International e seus 24 dentes representam as 24 horas do dia, tempo que cada rotariano deve viver o Rotary em ação e pensamento. O marco registra que a localidade conta um clube de serviços.

Criado em 1905, o Rotary é uma organização de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Presente em 217 países e regiões geográficas, reúne de mais 35 mil Rotary Clubs em um contingente de 1.229.447 homens e mulheres, os chamados rotarianos chegam a 14.470 no Brasil, em nossa região metropolitana são centenas.

Rotarianos atuam em seis principais áreas de enfoque: paz e resolução de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água e saneamento; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização e desenvolvimento econômico e comunitário. Diariamente realizam ações em suas comunidades, mas também atuam em locais distantes, sendo que o projeto mais conhecido é o combate à poliomielite, campanha desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades e que já reduziu em 99% os casos mundiais da doença.

Outro programa de grande impacto é o intercâmbio que proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. Cerca de cem países participam da iniciativa que transforma anualmente mais de nove mil jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

O quadro diretivo dos clubes é renovado anualmente e como forma de estímulo são adotados lemas. O ano de 2018-19 trouxe a proposta: seja a inspiração, já o ano rotário 2019-20, que se inicia na próxima semana, traz o lema: o Rotary conecta o mundo. Certamente a escolha foi apropriada pois vivemos uma época em que apesar da proximidade proporcionada pelas tecnologias, o ser humano parece cada vez mais individualista e egoísta. Assim todos somos convidados a fazer conexões conhecendo e respeitando a diversidade humana, formando vínculos duradouros e atingindo objetivos comuns.

Em seus relacionamentos pessoais e profissionais os rotarianos utilizam a chamada “Prova Quádrupla”, um verdadeiro guia do pensam, dizem e fazem que traz quatro perguntas fundamentais para qualquer ação, projeto ou negócio. É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados? Imagine se esses princípios fossem utilizados no Congresso Nacional, nas empresas, no trânsito, enfim, em nossas ações cotidianas?

Quando algum rotariano lhe oferecer um convite para um churrasco, feijoada ou qualquer ação social, apoie e tenha a certeza que sua participação impactará positivamente na vida de várias pessoas, alterando realidades. Agora se receber um convite para participar de uma reunião, não perca a oportunidade. Será uma chance de fazer amigos, ampliar seu network e ajudar ao próximo.

ANDRÉ LUIZ DA SILVA
Enviado por ANDRÉ LUIZ DA SILVA em 27/12/2019
Código do texto: T6828125
Classificação de conteúdo: seguro