TRILHAS FLORIDAS, ILUMINADAS OU ESCURAS

Prólogo

O IMPORTANTE É DECIDIR

Escrever que a vida é a soma das nossas escolhas não me basta. Quero ser mais explicativo! Sabem os diletos leitores daquela dúvida ou conflito de interesse que diz: “Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come!” – Pois bem, escolhas não são fáceis. Principalmente aquelas que podem mudar ou acabar sua vida em um ínfimo ou insólito instante.

Eu esperaria para ver se poderia enfrentar e vencer o “bicho” (representando um obstáculo). Percebeu? Há sempre uma terceira opção: Esperar o tempo certo para decidir uma ação! Tomar decisões, mesmo que bem pensadas, é como um “tiro no escuro” porque não enxergamos o alvo e tampouco sabemos e não temos certeza se no futuro vai dar certo. Mas, é preciso decidir, não nos arriscar e ter medo de decidir e escolher é a derrota por antecipação.

A VIDA NOS OFERECE OPÇÕES

É uma questão de livre-arbítrio: Ficar ou correr. Subir ou descer. Falar ou calar. Chorar ou sorrir. Fazer ou não fazer. Continuar ou desistir... A vida nos fornece opções. Ela é cheia de escolhas e decisões que nos levam por diferentes caminhos. Cabe a cada ser humano a livre escolha: Como carregar sua cruz ou "mala sem alça" por TRILHAS FLORIDAS, ILUMINADAS OU INFÉRTEIS E ESCURAS.

Em toda a nossa existência, andamos devagar ou corremos por trilhas variadas, mudamos a direção, fazemos curvas, às vezes, perigosas, na contramão das conveniências sociais. Quase sempre, à boa-fé, damos crédito a uma conversa de alguém, desesperançados, às vezes, não voltamos e decidimos ficar sozinhos com uma ou muitas dúvidas e não há nada de errado nisso. Somos humanos!

DETERMINAÇÃO AJUDA MUITO

Há quem diga que a persistência é o caminho do êxito. Mas eu escrevo sem receio de estar cometendo uma heresia: Uma coisa é você entender que está no caminho certo, outra é alimentar a ilusão de que a sua trilha é única. Ora, meu saudoso vovô Antônio Muniz já dizia com muita propriedade: "Quem tem medo de dejetar sólido alimenta-se só de refresco".

Não devemos nos acomodar numa suposta área socioeconômica ou afetiva falsamente confortável. Há quem tenha receio até de trocar de profissão, de emprego e continua sofrendo na inútil Discussão da Relação (DR)!

Errar e acertar é plausível! Somos seres mutáveis e por isso devemos o tempo todo tentar nos descobrir e nos conhecer; progredir na trilha florida da afetividade familiar, socioeconômica, profissional e pessoal.

Quase sempre, pelo excesso de confiança, boa-fé, comprovada ingenuidade; ajudamos alguém a sair do fundo do poço e somos apunhalados por uma reprovável ingratidão. No campo afetivo acreditamos que haverá mudanças comportamentais. Ledo engano ou imprecisão feliz!

As mudanças esperadas foram para piores. Muito piores. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade é o mesmo que negligenciar o caminho iluminado da felicidade. Se tivéssemos mais olhar crítico e menos senso comum certamente faríamos sempre a melhor escolha em quaisquer outras áreas e não apenas na área interpessoal. O mérito de poder escolher não se baseia em fazer a escolha certa, e sim escolher o que você acredita estar certo.

CONCLUSÃO

Faça a escolha certa ou errada, mas seguindo em frente e adquirindo forças e coragem para mudar no tempo certo. O passado foi uma sofrida experiência, mas um grande aprendizado. Sabe o futuro? Aquele momento depois desse instante? Ele está logo ali. Esperando sua determinação em decidir.

Portanto, não alimentar expectativa esperando mudança de comportamento ou gratidão de alguém é um passo positivo para o início de uma caminhada por uma trilha florida e iluminada. Escolher qual caminho seguir pode ser difícil, mas é preciso acreditar nessa escolha.

Sua decisão, certa ou errada, fará parte do processo para atingir seus objetivos positivos ou infelicidade determinante para seguir procurando uma nova trilha florida e iluminada.

Enfim, nos caminhos incertos das nossas breves vidas, o mais importante é o decidir. Mesmo sem ainda saber qual a trilha certa seguir... Não seja indecisa (o). Decida! É certo que terá um excelente e/ou sofrido, mas inesquecível aprendizado. Tudo por uma afortunada ou infeliz escolha.