O BRAÇO DA JUSTIÇA BRASILEIRA, CADA VEZ MAIS CURTO

No o sistema jurídico dos Estados Unidos, grande parte dos denunciados é presa ainda durante a tramitação em primeira instância. O mesmo ocorre na França. Na Alemanha. Itália e Portugal a ordem de prisão ocorre sempre após a decisão em segunda instância.

Agora no Brasil, a prisão só poderá ser decretada quando se esgotarem todas as possibilidades de apelação e recursos, naquilo que é chamado de Trânsito em Julgado, o que diante da morosidade do nosso sistema judiciário, pode levar décadas. Assim, depois da decisão de ontem, criminosos que podem pagar bons advogados para que arrastem seus processos por anos a fio, recurso após recurso, instância após instância terão a garantida da impunidade. Muitos criminosos envelhecerão e morrerão naturalmente, levando uma vida normal sem jamais serem alcançados pelo, cada vez mais curto, braço da justiça.

O que é mais triste é ver tantos homens e mulheres de bem, pelo menos assim se apresentam, vibrando com esta decisão, levianamente desconsiderando todas as suas implicações nefastas, simplesmente pelo fato da mesma favorecer a um ídolo político.