O QUE É FAMÍLIA PARA VOCÊ , SR. CIDADÃO?
Nair Lúcia de Britto


Estou cansada de ouvir declarações públicas a favor do que julgam ser uma família.
Mas o que é família, para você, Sr. Cidadão?

Para mim, uma família constitui-se através de um casal que se ama. E, a partir desse amor, vem os filhos; aos quais esse casal lhes têm um amor incondicional e a responsabilidade de proteger e educar, para que sejam cidadãos de bem e úteis à sociedade em que vivem.

Mas a definição simplista e lacônica que eu sempre ouço é que uma família é aquela que só pode ser composta por um homem e uma mulher e ponto.

Primeiramente, parto do princípio que todos têm direito a ter uma família. Desde que ela se forme a partir do amor. Se não existir amor mútuo e verdadeiro não existe uma família.

A realidade mostra um grande número de maridos que matam ou espancam suas mulheres. Maridos que mudam de mulher como quem muda de roupa.

Casam-se atraídos por uma mulher bonita. Assim que ela começa a amadurecer e vai perdendo a graça da juventude, esses falsos maridos (casados no civil e no religioso) abandonam mulher e filhos por causa de outra mulher bonita, mais jovem; e que ele poderá exibir como se ela fosse um “troféu”.

Só que a mulher não é um troféu para ser exibido e que não fará nenhum homem mais homem.

Que tipo de mulher um homem valoriza?
Uma mulher de seios fartos, de corpo bem delineado e jovem? Ou uma mulher inteligente, honesta, culta e competente?
Não preciso dizer a resposta.


Mas há outros homens que não abandonam a mulher. Permanecem no lar, mas ignoram a esposa e a tratam como se fosse um objeto do qual  imaginam ser o dono. Estão a seu lado apenas  para manter as falsas aparências de uma família feliz. E  “por debaixo do pano”, vão endeusar as suas preferidas.

Recentemente ouvi a notícia de mulheres agredidas por populares porque cometeram aborto. Com que direito?

Sou contra o aborto porque acho que uma criança não tem que pagar pelo erro dos pais. Mas acho que a Lei está errada em penalizar uma mulher que comete aborto.  

A penalidade deveria ser direcionada ao pai e não à mãe. Porque, na maioria dos casos, a mulher que comete aborto é sempre por causa de um homem que fingiu ter-lhe amor, a engravidou e depois saiu correndo. Abandona o filho que fez, na maior tranquilidade, e não lhe acontece nada!

Muitas vezes, sem poder contar com o pai da criança, sem o apoio da família e nem mesmo da Lei, essa mulher não vê outra saída.

Se todos os homens fossem responsáveis pelos filhos que fazem creio que não existiria o aborto. Existiria uma família. Infelizmente não é o que acontece.

Muitas mulheres fazem o papel de pai e de mãe ao cuidar dos seus filhos porque os respectivos pais os abandonam. E sabe qual é o prêmio? Dupla jornada de trabalho, um salário mais baixo e mais dois anos de trabalho, para contar na aposentadoria.

Presente de grego! É, ou não é?


Portanto, Sr. Cidadão, mude o seu conceito de família. Porque família é um conjunto de pessoas que se amam de verdade; que se respeitam, que se ajudam. Que trabalham para o bem-estar social e pela paz. Que preservam, através dos filhos, o verdadeiro conceito do que seja uma família de verdade.
 


Arte: Tarcila do Amaral
 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 06/11/2019
Reeditado em 07/11/2019
Código do texto: T6788726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.