SÓ MEDIDAS SÉRIAS E AÇÕES PREVENTIVAS EVITAM INCÊNDIOS NO PANTANAL

Entre os anos 2000 e 2004, me envolvi em vários Trabalhos na área Ambiental, primeiro como Membro da Comissão de Meio Ambiente na Câmara Federal, período em que assumi o mandato representando o MS e depois como Diretor Presidente do órgãos Ambiental do MS I.M.A.P, atual IMASUL.

Fiz uma proposta oficial ao Governo de FHC no ano 2001, para implantar a Estrada Verde do Pantanal entre Aquidauana e Corumbá-MS, entre as várias medidas estavam Passagem de embaixo da Pista da BR 262, protetores laterais, corredores ecológicos aéreos e preservação de corredores naturais com a devida observação das rotas utilizada pelos animais silvestres Tamanduás, Antas, Quatis, Macacos, Onças, Cachorro do mato, lobo Guará,Cervos e ciclos migratórios de varias espécies de aves.

Apontamos a necessidade de Pontos de Observação Permanentes em alguns locais estratégicos, visando não só a observação, mas um trabalho preventivo para alarme em caso de focos de incêndios., Óbvio: Que além de Integrantes da P.M.A, Bombeiros, servidores de órgãos ambientais do Estaduais, Municipais e Federais , poderíamos e precisávamos contar com O.n.g.s comprometidas com C.I. W.W.F e outras que sempre colaboraram e apoiaram as boas praticas ambientais em nosso Estado e Pais. Já no Estado e como dirigente do I.M.A.P acompanhei, participei e apoiei todas as iniciativas dos jovens e veteranos funcionários do I.M.A.P./SEMA que desenvolviam excelente trabalho ambiental e fiquei empolgado com o Projeto que Previa a Prevenção de Fogo , Queimadas no Pantanal e Cerrado e o Pessoal trabalhou e se reuniam em colaboração com o PREV FOGO, Bombeiros Militares, P.M.A., PRF , I.M.A.P./SEMA, fui membro do CECA / MS e do Conselha Nacional de Meio Ambiente C.O.N.A.M.A com apoio dos servidores, e deste trabalho coletivo saiu uma cartilha muito legal que distribuímos juntos nas saídas dos BRs e Estradas Estaduais de Mato Grosso do Sul para Miranda, Aquidauana , Corumbá e diversas outras, Além de Palestras e vários eventos, onde o material era distribuído, tentamos sensibilizar as autoridades e o povo de nosso estado para a necessidade de criar Salas de Situação e outros mecanismos de observação e controle em parceria com Universidade Federal e Privadas e com o I.N.P.E. pois sabíamos que a melhor Politica para evitar trágicas queimada e incêndios é sempre a Prevenção e apoio aos Bombeiros e demais órgãos envolvidos nessa nobre tarefa, não só de socorrer, apagar fogo.,...Mas principalmente evitar, impedir que o pior aconteça.

Infelizmente só vemos a preocupação de políticos e de algumas autoridades em períodos pré-eleitorais ou quando a tragédia já esta consumada. Vemos isso nos grandes desastres ecológicos, incêndios florestais e outras catástrofes que poderiam ser evitadas com uma Politica Responsável, Preventiva e Permanente. Ações de estado.

Continuo insistindo na adoção de medidas preventivas, para evitar tragédias como da Amazônia, do Pantanal e até de nosso Mar e de nossos rios atingidos duramente por tragédias que podem e devem ser evitadas. Talvez a perda de vidas humanas, de animais e de riquezas naturais e prejuízos de trilhões de dólares e reais, acordem nossas autoridades e deixem de lutas ideológica medíocres e ridículas, como vem fazendo o Governo e passe a olhar o Brasil e o Povo Com sensibilidade e dignidade. O Povo brasileiro é muito bom e pacífico ou já estaríamos em meio a um Intenso conflito Social interno, com tantas irresponsabilidades e loucuras de Autoridades que precisam acordar para sua responsabilidade com a nação.

Nós podemos fazer um Brasil melhor e mais digno SIM....