O FUNK E A DECADÊNCIA MUSICAL NO BRASIL

*Por Herick Limoni

No documentário "As artes do belo", de Carlos Nougué, o professor destaca como a modernidade, aos poucos, vem contribuindo para a decadência cultural no Brasil e no mundo. Em todas as artes, segundo ele, os sinais da degradação são visíveis e inequívocos. O mau gosto epidêmico está presente na literatura, arquitetura, cinema, música, etc.

Esta última, talvez em razão de sua maior disseminação, é, para muitos, a de mais fácil percepção. Lembro-me bem das palavras de meu pai quando me pegava escutando os sucessos de minha geração (décadas de 80 e 90 - não sou tão velho assim): músicas boas são as da minha época, dizia. Como se pode imaginar, eu desdenhava de suas palavras. E hoje, me vejo fazendo a mesma observação aos mais jovens, sintoma de que, de fato, está ocorrendo um empobrecimento gradual e praticamente irreversível na qualidade das músicas brasileiras.

Analisemos o funk. Com relação a esse gênero musical o empobrecimento resulta em uma situação interessante: cansados de sermos bombardeados com a ausência de criatividade dos senta-senta e toma-toma, ou com as letras de apologia ao crime e ao uso de álcool, drogas e à sexualização precoce, ao ouvirmos letras de funk em que não estão presentes tais elementos de deformidade moral, tendemos, em meio ao caos sonoro, gostar daquelas músicas que, mesmo não muito boas, apresentam-se menos piores que as demais.

Guardadas as devidas proporções e como forma de exemplificar o fenômeno, relembro um trecho da obra autobiográfica de Viktor E. Frankl, Em busca de sentido, na qual o autor relata a felicidade em que

ficaram ele e os outros prisioneiros companheiros de vagão, durante a viagem de transferência de um campo de concentração para outro, ao perceberem que o condutor, ao chegar em uma bifurcação de duas linhas, pegou aquela que levava ao campo cuja fama não era tão tenebrosa. É o que Schopenhauer chamou de "felicidade negativa".

Assim, não é difícil entender o sucesso de cantores como os MCs Kevinho, Livinho e Don Juan.

Que fique claro que nada tenho contra o referido gênero musical, mas entendo, no presente caso, a essência das palavras de Ariano Suassuna ao dizer que é melhor pessoas de mau gosto que pessoas de gosto médio. Não fossem as pessoas de gosto médio, era quase certa a extinção do funk no país.

** Bacharel e Mestre em Administração de Empresas