EXPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA

Prólogo

“Na mídia brasileira, o corpo feminino tem sido apresentado como mercadoria. Entretanto deve-se atentar para a exigência de uma qualidade fundamental corroborada pelos textos de jornais, de revistas e de televisão, a beleza desse corpo. Beleza essa atrelada às exigências do momento.” (SIC) – (Profª. Drª. Claudia Schemes Profª. Drª. Denise Castilhos de Araujo BIC: Cíntia Ledur.).

“Desde cedo, homens e mulheres são educados sexualmente de forma distinta. O homem, a ser livre e explorar sua sexualidade e virilidade. A mulher, a ser constrangida, tendo sua sexualidade restringida e castidade cultuada.” (SIC) – (Simone de Beauivoir - O segundo Sexo, Paris, 1949).

INCENTIVO À EXPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA

É necessário respeito à privacidade e tudo precisa ser consensual! Eu seria leviano e/ou hipócrita se dissesse e escrevesse que não sou a favor da troca de telefonemas e "nudes" entre os casais para apimentar as relações e incentivar as intimidades e realizações dos anseios mútuos, mas não nesse nível do exemplo abaixo:

"Fulana atende pedido de seguidor e divulga foto seminua no Instagram". Claro que poderia ser noutro "Blog". O efeito da exposição pública e desnecessária será o mesmo. Devastador!

Hoje há uma banalização dessa sandice! A exposição do corpo feminino passou a ser aceita na cultura patriarcal apenas quando é em total benefício ao homem, quando a mulher pode se enquadrar no ideal de “mulher objeto” e seu corpo se tornar apenas um objeto sexual. Como, por exemplo, quando mulheres aparecem completamente nuas durante o Carnaval e não é caracterizada como uma situação vulgar, mas é valorizada, cultuada e sua imagem é transmitida em redes nacional e internacional.

O corpo feminino sempre foi e atualmente mais do que outrora utilizado pela publicidade como imagem ilustrativa de várias mercadorias. Seu uso não é algo restrito ao tempo atual, pelo contrário, é possível observar que muitas vezes esse corpo já se fez presente em jornais, revistas, cartazes, televisão, enfim na mídia de uma maneira constante. O erotismo é evidenciado para vender seja o que for: Cosméticos, perfumes, roupas, automóveis, alimentos e outros bens de consumo.

AS MULHERES QUEREM SE EXPOR?

As mulheres (há poucas exceções) não querem ser vistas como "filés- mignons" ou objetos sexuais. Não. Algumas mulheres não querem SE EXPOR, ser vistas como objetos sexuais, mas vivem postando fotos nos "blogs" sociais mostrando apenas suas poucas qualidades físicas sensuais em detrimento de notáveis inteligências.

Em busca de um tresloucado entendimento de igualdades biológicas algumas dezenas de milhares de mulheres, às vezes, usando saia, minissaia ou vestido, sentam-se com os joelhos afastados, cofiam uma barba inexistente, coçam um saco escrotal imaginário, surreal. Outras, utilizando indumentária masculina calçam chuteiras, fazem tratamento hormonal com testosterona e se aventuram numa relação homoafetiva com uma igual.

E quando não estão mais em foco, quase caindo no esquecimento, essas supostas femininas "artistas" aparecem mostrando a bunda, as coxas, ou os seios para virarem a atenção da mídia e novamente serem vistas como objetos sexuais. Se são elogiadas dizem que foram "cantadas" e chamam os homens de machistas. Quando repudiadas em seus reprováveis comportamentos familiares e/ou sociais dizem ter sido atacadas por homens misóginos ou tarados.

CONCLUSÃO

Enfim, resta a nós homens compreendermos que estudo não ensina compreensão. Ademais, tudo aquilo que não podemos incluir dentro da moldura estreita de nossa compreensão, alguns de nós rejeitamos.

É claro que já passou da época em que as disciplinas de Física e Matemática se apresentavam para alguns como um martírio ou mesmo cheias de referências distantes, feitas apenas por e para homens. Não é mais assim. As mulheres estão cada dia mais e mais empoderadas e isso é ótimo, pelo menos para mim.

Esse empoderamento estribado no empreendedorismo deveria ser sempre apoiado e incentivado por todos, pela sociedade em geral. Eu apoio a equidade de gênero nos variados tipos de atividades sociais, de modo democrático e responsável, mas sempre e necessariamente respeitando as diferenças biológicas e culturais.

Todavia, não nego que aprecio sobremaneira uma mulher com suas qualidades feminis evidenciadas, com seu cheiro emergente das dobras da pele mais recôndita, olhar melífluo suplicante, sorriso cativante; pele aveludada e cabelos perfumados esvoaçantes, despertando desejos primitivos e fantasias inconfessas, mas repudio veementemente um nu escrachado, uma apelação ou EXPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA.