Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
AA – APADRINHAMENTO
            Em palestra feita no dia 15-09-19 no Grupo Ceará Mirim de AA, abordei a questão da Gratidão e do Apadrinhamento da seguinte forma e que irei dividir em duas partes, sendo esta a segunda.
            Outro tema de importância é o Apadrinhamento. Nós sabemos que na sociedade existe essa figura do padrinho, que fica ao lado dos pais das crianças, uma espécie de reserva para ajudar no desenvolvimento. Aqui na irmandade de AA também existe o Apadrinhamento. Quando alguém aceita ingressar no AA, recebe a sua primeira ficha e escolhe um membro para ser o seu padrinho. Fico pensando, é importante esse trabalho de Apadrinhamento porque fortalece as ações para que as pessoas não se sintam sozinhas e tenham sempre alguém que lhes ajudem.
            Vejo que as vezes sou citado nos depoimentos, por ter trazido alguém para o AA e que conquistou uma nova vida. Claro, foi Deus que permitiu essa aproximação, mas talvez o objetivo de Deus não tenha sido somente eu ter trazido o alcoólico para a irmandade, mas também para mim, enquanto técnico. Pois vindo as reuniões também sintonizo com o Poder Superior, procuro ir aos eventos regionais e nacionais, colaborando com a minha experiência profissional a melhor aplicação da literatura existente em AA.       Fui convidado para a próxima reunião de AA dirigida aos profissionais, onde eu poderia colocar a minha vivência dentro da irmandade, para que os novos profissionais que estão chegando sintam a importância de suas atuações, tanto dentro de suas instituições, consultórios, hospitais ou qualquer empresa que prestem serviço.
            Como a Irmandade sente a importância dos profissionais ao lado, como este trabalho que realizo aqui no Grupo Ceará Mirim, então, porque novos colegas que estão surgindo, que se sintam tocados pelo Poder Superior de fazer algo parecido nos diversos grupos, pelo menos uma vez por quinzena, por mês? A vinda de determinado colega a um grupo de sua escolha, para que sinta suas dificuldades, como está sendo encaminhada as questões, como pode ser colocada qualquer ajuda extra aquele alcoólico que vem pela primeira vez, de recepcionar os convidados que ele faça, fazer um depoimento técnico, mas também pessoal, se sentir essa oportunidade, é de grande importância. É uma espécie de Apadrinhamento de um profissional a determinado grupo.
            Esta é uma intuição que recebo, que minha participação como profissional fortalece tanto a minha atuação técnica quanto a atuação de AA, nos seus objetivos de atingir, acolher e recuperar o maior número possível de alcoólicos que ainda estão sofrendo os efeitos da doença, à espera de uma ajuda enviada por Deus, pelo Poder Superior. Por isso teremos que estudar toda a literatura de AA, pois aqui é como a Bíblia que foi escrita por pessoas humanas, mas intuídas por Deus. Aqui também, a literatura foi escrita por alcoólicos, mas intuídos pelo Poder Superior. Quando Bill e Bob se reuniram pela primeira vez, não foi porque determinado programa de pesquisa tenha feito essa indicação. Foi uma intuição vinda de Deus para que isso acontecesse, que eles percebessem a importância de falar honestamente sobre seus problemas e construírem o modelo de Irmandade que hoje se encontra em todo o mundo. Daí veio toda a literatura que é uma espécie de Bíblia dentro da questão específica do alcoolismo. Um modelo que se aplica a muitas outras dependências.
            Cada pessoa que tenha despertado o desejo de ser esse profissional com a missão de ser um padrinho de algum grupo de AA, deve aprofundar seus conhecimentos na literatura e saber os caminhos a seguir. Fui observar os livros que tenho em casa e encontrei este: “Mãos dadas – apadrinhamento em ação”. Senti que este livro á para ser doado a este grupo, com este sentido, de apadrinhamento, meu e de todos que estão aqui, que são padrinhos e/ou apadrinhados de alguém.
            Que seja feita a vontade do Poder Superior.
 
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 03/10/2019
Código do texto: T6760152
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Voce deve citar a autoria de Sióstio de Lapa e o site http://www.siostiodelapa.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Sióstio de Lapa
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 67 anos
887 textos (45652 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/19 01:58)
Sióstio de Lapa

Site do Escritor