AA – GRATIDÃO

Em palestra feita no dia 15-09-19 no Grupo Ceará Mirim de AA, abordei a questão da Gratidão e do Apadrinhamento da seguinte forma e que irei dividir em duas partes, sendo esta a primeira.

Ouvindo o depoimento de A. lembrei da batalha espiritual em que estamos mergulhados. Não há bombas, granadas, tiros de qualquer tipo com armas de fogo, nesta batalha, mas gente morre há cada dia em função dela. Existem as forças do Bem de um lado e as forças da Ignorância do outro lado, pois não é que a pessoa seja má, porque pratica tais ações, mas é ignorante do desvio do caminho que deveria estar acontecendo em direção ao Pai. O exército do Cristo está do lado do Bem trazendo as pessoas em direção a Deus.

Quando chegamos aqui nesta reunião, nós evocamos e sintonizamos com o Poder Superior, através destes depoimentos com fraternidade, honestidade e transparência. Essa egrégora divina é formada por nossa participação como forma de gratidão dentro do grupo. Quem chega ao grupo como convidado e sente essa sintonia tem motivação para voltar; aquele que não sente, não tem tanto interesse em voltar. Mas, lá fora também existe outra egrégora, do Poder da Ignorância, que as pessoas sintonizam com ele. RJ estava colocando que quando chega em determinados ambientes e sente o deboche de tais pessoas, não sente mais a antiga sintonia. Então, vejamos. Aquelas pessoas que estão na orgia com o álcool, sem saberem nem ao menos que são filhos de Deus, não conseguem perceber a dimensão do problema no qual estão metidos. Quando estamos aqui e falamos sobre os nossos problemas, querendo nos fortalecer contra o desejo que ainda surge de voltar a beber, e também de ajudar aquele alcoólico que chega querendo ajuda para sua vida, percebemos que somos instrumentos de Deus. Como E. colocou no seu depoimento: ele sempre pega determinado ônibus para vir à reunião. De repente sente a necessidade de embarcar em outro ônibus. Tem a oportunidade de chegar perto de uma pessoa, vítima do álcool, e tem oportunidade de falar sobre a irmandade. Estes são os caminhos que Deus nos abre a cada momento, querendo que nós sejamos instrumentos de Sua vontade. Que possamos oferecer a oportunidade aqueles que estão perdidos no alcoolismo, que não tem consciência que são vítimas de uma doença, perdendo a dignidade humana, se corrompendo pessoalmente e a família toda. De repente ele obtém a consciência para uma nova vida, no momento que passam a integrar a irmandade e vem o sentido da gratidão. Lembra dos companheiros de bebida e tantos outros que vivem hipnotizados por uma dose de álcool, que permanecem no exército da ignorância, que não pararam de beber. Pode ser que a pessoa tenha construído muitos bens materiais depois que parou a bebida, mas o importante são os valores espirituais que são capitaneados pela gratidão. Por isso um dia na semana, no mês, que venham para o grupo de AA e passar para as pessoas aquilo que aconteceu com ele, é muito importante.

A Vivência é uma revista que a irmandade publica, que traz dentro dela os relatos dos companheiros e de técnicos, dos diversos aspectos de suas vidas. Cada pessoa escreve sobre determinado tema e a revista reúne aqueles com o mesmo sentido. Esta revista que tenho em mãos, o tema é Gratidão.