ATRAÇÃO MAGNÉTICA

O Magnetismo animal seria a faculdade que o magnetizador teria em transformar o Fluido cósmico universal em fluido magnético e este por sua vez é utilizado pelo organismo como fluido vital. Em função disso, no final do século XVIII foram criadas as condições para a prática terapêutica, constituindo uma doutrina chamada de mesmerismo. Este foi um dos primeiros movimentos de monta para trazer a atenção do mundo acadêmico ocidental para os fenômenos paranormais.

Franz Anton Mesmer, doutor em medicina, autor da doutrina, dizia o seguinte: "Esperam-se sem dúvida explicações sobre a maneira de se aplicar o magnetismo animal, e de torná-lo um meio curativo eficaz; mas como, independentemente da teoria, este novo método de curar exige indispensavelmente uma instrução prática e seguida, não creio ser possível dar aqui a descrição, nem desta prática, nem do aparelho e das máquinas de diferentes espécies, nem dos procedimentos de que me servi com sucesso, porque cada um, em consequência da sua instrução, se aplicará em estudá-los, e aprenderá por si mesmo a variá-los e a acomodá-los às circunstâncias e às diversas situações da doença." Ele dizia ainda que: "Nem a luz, nem o fogo, nem a eletricidade, nem o magnetismo e nem o som são substâncias, mas sim efeitos do movimento nas diversas séries do fluido universal".

Do ponto de vista espiritual, o magnetismo é o agente universal que tudo aciona. Tudo é atração magnética em todos os reinos da Natureza, tudo no Universo é atração magnética. Essa é a grande lei que rege todas as coisas, através da qual Deus faz acontecer a Sua vontade.

O estudo e a observação nos preparam a compreensão do magnetismo espiritual, que está acima do magnetismo animal. Podemos pressentir no futuro a descoberta de vastos horizontes do magnetismo no campo científico para o avanço da humanidade pelo caminho do progresso e da verdade, colaborando com a renovação moral dos homens e a transformação universal da sociedade humana.

Essa atração magnética, animal e espiritual, funciona como matéria prima de Deus, e que espera a ação do nosso livre arbítrio para colocar essas forças a serviço da evolução.

Vejamos o exemplo mais corriqueiro dessa atração, na forma de desejo dos corpos biológicos dos machos e fêmeas, inclusive do homem e mulher.

No reino animal a atração magnética usa dos fluidos hormonais, da visão estética do corpo, da coreografia da corte, para temperar o desejo e viabilizar a formação de novos seres. Isso é feito com o intuito puramente reprodutivo nos animais, mas, no homem, onde pode se manifestar com mais força o magnetismo espiritual, este pode deixar em segundo plano os interesses biológicos e privilegiar os interesses espirituais, de desenvolver moralmente a si mesmo e colaborar com a vontade divina, de fazer evoluir a sociedade humana.

Este fenômeno está sempre acontecendo, e aqueles mais ligados aos princípios espirituais, exercem uma força magnética maior, e, portanto, estão sujeitos com mais rigor à vontade do Pai, seguindo a máxima: a quem muito é dado, muito será cobrado. Isso quer dizer que o comportamento sexual deve estar subordinado aos interesses éticos e morais associados ao magnetismo espiritual do amor incondicional, e não ao amor romântico, associado ao magnetismo animal.