SERVIDOR DE SI MESMO - AA

Em Alcoólicos Anônimos (AA) o serviço é uma prática importante, talvez a alma da recuperação da doença do alcoolismo.

É essa prática de serviços aos outros, abrindo uma sala de reuniões, limpando, arrumando, fazendo cafezinho, chá, que o alcoólico percebe uma melhora em sua condição de vida. Com um pouco mais de perspicácia, irá entender que aquele serviço que praticou ao próximo, ao companheiro, foi o responsável por ele sentir a sensação de bem-estar

Assim, passa a olhar tudo com atenção, avaliando onde pode servir a alguém, pois sabe que estará servindo a si mesmo. É a “mágica da inversão”. Uma atitude claramente solidária, fraterna, que ele faz ao outro, traz tanto benefício íntimo, individualista, característico do egoísmo.

A humildade também não pode ser esquecida, sempre ter em mente que o serviço por mais simples ou complexo que seja, é um mero degrau no caminho da sua recuperação.

Como ele percebe a grande necessidade de receber afeto, atenção e amor, raciocina que deve se esforçar para servir dessa forma ao seu companheiro, seu próximo, ao seu irmão, pois sabe que pelo mecanismo da “magica da inversão”, é isso que irá receber.

Também não deve esquecer da responsabilidade global, pois sua vida não se reduz apenas a Irmandade de AA. Tem também responsabilidade com a família, com o trabalho, com os amigos de forma geral que não podem ser desprezados por uma forma compulsória de servir em AA.

São essas atitudes que devem servir de exemplos àqueles que o observa e que precisam de um modelo para tentarem entrar em recuperação.

Pedir ajuda ao padrinho e estudar a literatura fazem parte do modelo a ser mantido pelo bom servidor.

Como qualquer atividade que devemos fazer com eficiência, sempre é bom o estudo constante, a participação em eventos, congressos e similares.

Assim, a servidor estará pronto para servir, para ajudar e ser ajudado.