PALAVRAS...

Hoje li em um site voltado para a Língua Portuguesa que várias palavras como sirigaita, obséquio, anóveas, ósculo dentre outras correm o risco de extinção por falta de uso…

Assim como a matéria prima do ourives é a pedra preciosa , do cantor é a voz e do padeiro é a massa, a matéria prima do poeta e do prosador é a palavra.

A palavra é ferramenta de descrição de seu contexto social .

Por incrível que pareça eu uma " jovem menina " de cinquenta e um aninhos uso expressões como " por obséquio" e embora já me tivessem olhado como se estivesse eu xingando a família de alguém continuo usando…

Cassete é outra na lista de extinção que uso para exclamar … " Ô cassete! O pé debaixo é meu !!!" no lugar de um palavrão, é que procuro não usar palavras de baixo calão. Trazem uma energia muito ruim. Os adolescentes que me cercam e sabem que não falo palavrão sentem - se vitoriosos e falam: " Falando palavrão????" e aí venho com o significado denotativo do termo e me safo.

Luto para que as palavras não morram e só depende de nós torná-las vivas às próximas gerações dando-lhes a oportunidade de suspirar em nossos textos... só assim conhecerão nosso contexto .

Somos guardiães da nossa língua...ao achar uma palavra nova devemos desvendá- la , conversar com ela e torná-la viva no coração de quem a lê …

É isso ...em frente e avante...um ósculo para cada um de vocês…e sem eructar...

( Lilian Santi )