ELEIÇÃO AO CONSELHO TUTELAR

Aproxima-se o mês de outubro quando serão escolhidos os novos conselheiros tutelares para o próximo quatriênio, a ter início em 2020.

O Conselho Tutelar é órgão muito importante para a defesa da integridade das crianças e adolescentes, especificamente aquelas

em situação de risco.

Sua importância é ímpar na localidade por ser órgão permanente e autônomo, conforme reza o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA -, onde tem a missão precípua de zelar pelo cumprimento dos direitos para a infância e à adolescência.

Outro conselho não menos importante é o responsável pela organização do processo de escolha de novos conselheiros tutelares: o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e sob a fiscalização do egrégio Ministério Público garante-se a participação

popular de quaisquer cidadãos idôneos que queiram se embrenhar na defesa dos pequeninos.

A violência doméstica cresce a passos largos assombrosamente em todas as classes da pirâmide social. Tal agressão reside em muitos fatores e um deles aponta para a ideia truncada que certos pais ainda têm sobre a vida dos filhos, como outrora, o pai tinha o poder de vida e morte sobre o filho noutros períodos da História recente do Brasil.

A partir da luta de muitos grupos organizados em diversos momentos nos últimos cem anos passou-se à contestação de posturas pouco ou nada adequadas, relativas à educação dos filhos provocando-se o combate à violação de direitos e seus efeitos.

Os conselhos tutelares nascem também destes momentos de discussão e vêm consagrados no texto do ECA concitando aos pais e à cidadania para tomada de nova consciência relativa à família e aconselhando para nova prática que contribua eficazmente na

formação de novos cidadãos e cidadãs, a partir da vivência de uma infância feliz e de uma adolescência bem orientada.

A escolha dos novos conselheiros é de fundamental importância para que se tenha um Conselho Tutelar não esquecido de suas atribuições cominadas no texto da Lei supra.

Não dá para apoiar candidatos descompromissados com a causa da Infância e da Família. Há que se observar a inter-relação dos membros do conselho, se se comunicam e demandam satisfatoriamente as questões que chegam feito furacão e, por vezes, insolúveis por haver sérias divergências de encaminhamentos ou de outros matizes.

E o que fazer para que se promova boa escolha do candidato ao Conselho Tutelar? O próprio ECA nos dá a direção e, dos três requisitos elencados o principal se sobrepõe: a ‘reconhecida idoneidade moral do candidato’. Este é o norte que se deve ter na hora da escolha de quem se pretende enviar para compor o Conselho.

Todo conselho tutelar é a expressão plural da sociedade. É órgão colegiado e como tal carrega em seu bojo a marca da divergência internalizada. Contudo, esta divergência tem que ceder espaço para a convergência se estabelecer e as políticas públicas efetivadas na Legislação vigente relativa aos direitos fundamentais tomarem seu devido assento, para o bem de nossas crianças e dos nossos adolescentes.

*Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

Águas Belas - PE

José Luciano
Enviado por José Luciano em 16/08/2019
Código do texto: T6721965
Classificação de conteúdo: seguro